As melhores companhias aéreas estão longe

Estudo feito por organização internacional mostra as empresas mais seguras para se voar de 2016. A maioria está na Ásia e não voa no Brasil

Companhias aéreas mais seguras de 2016 (Cathay Airlines/ Divulgação)

Pelo terceiro ano consecutivo em 2016, a Cathay Pacific, companhia aérea de Hong Kong, foi a empresa mais segura para voar. O resultado faz parte do estudo de segurança aérea feito pela Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (Jacdec), organização sediada na Holanda especializada em dados sobre o setor.

A lista das 12 companhais mais seguras em 2016, além da Cathay, é encabeçada ainda pela Air New Zealand, em segundo lugar, e a chinesa Hainan Airlines, em terceiro. Da lista de 12, oito estão na Ásia, distribuídos entre Hong Kong, China, Taiwan, Emirados Árabes, Catar e Japão, e só cinco voam no Brasil.

Entre as melhores, Qatar Airways, KLM, Emirates, Etihad Airways e Lufthansa  possuem rotas que passam por aqui – a Etihad Airways, companhia dos Emirados Árabes que aparece na oitava colocaçao, passava até o ano passado, mas a companhia, que tinha voos para o Brasil desde 2013, anunciou em novembro o encerramento do destino.

O ranking da Jacdec, divulgado na semana passada, é ainda parcial, e deve revelar a lista completa, com as 60 melhores companhias do ano, nos próximos dias. Na lista de 2015, as brasileiras Gol e TAM apareciam em 52º e 54º lugar, respectivamente.

Para chegar às pontuações finais do ranking, a Jacdec leva em conta fatores como o número de acidentes, seu grau de fatalidade, o total de anos sem incidentes, certificações internacionais e também o ambiente regulatório e grau de transparência do país de origem.

Veja as 12 companhias mais seguras de 2016:

1. Cathay Pacific Airways – Hong Kong/China
2. Air New Zealand – Nova Zelândia
3. Hainan Airlines – China
4. Qatar Airways – Qatar
5. KLM – Holanda
6. EVA Air – Taiwan
7. Emirates – Emirados Árabes Unidos
8. Etihad Airways – Emirados Árabes Unidos
9. QANTAS – Austrália
10. Japan Airlines – Japão
11. All Nippon Airways – Japão
12. Lufthansa – Alemanha






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS