Qual deles tem mais açúcar: fanta ou copo de café no Starbucks?

Um espanhol criou um jeito curioso de protesto contra a quantidade de açúcares presentes nos produtos industrializados: a fotografia. Veja

SinAzucar/ divulgação

Uma das grandes conquistas nos direitos do consumidor é a exibição dos valores nutricionais nos rótulos dos produtos, dente eles os açúcares. Um fotógrafo espanhol conseguiu reunir de maneira bem original esse tipo de informação: em fotos.

O projeto é o Sin Azucar e é uma iniciativa do fotógrafo e entusiasta por alimentação saudável, Antonio Estrada. Em linhas gerais, ele exibe fotografias de produtos e a sua respectiva quantidade de açúcares.

Segundo o fotógrafo, a informação da quantidade de açúcar é da própria indústria de alimento. Alguns produtos chocam pela quantidade desse ingrediente, como é o caso de um produto da rede Starbucks.

É importante ressaltar que a quantidade desse e outros ingredientes podem variar de país para país. A tolerância no Brasil não necessariamente é igual na Espanha. Dito isso, veja a lista no site dele AQUI.

Sobre o projeto, Estrada, que é praticante de CrossFit, explica o objetivo da iniciativa em sua página pessoal. “É um projeto fotográfico que pretende mostrar o açúcar oculto que existe nos alimentos que consumimos diariamente. A ideia é simples: fotografa-se o produto ao lado da quantidade desse ingrediente em torrões, usando a mesma linguagem visual usada pela indústria para vender os seus produtos. Fotografia limpa, iluminação adequada, retoque atrativo, impacto visual, etc”, afirma.

Estrada quer que as imagens ganhem as redes sociais e se transformem em alerta para os consumidores. Veja algumas imagens.

 

Uma lata do energético Monster (553 ml) tem 60 gramas de açúcar ou 15 torrões.

Fotos Sin Azucar/ divulgação

Fotos Sin Azucar/ divulgação

 

O iogurte Activia abaixo tem 16 gramas de açúcar ou quatro torrões.

19_activia_sinazucar

 

A maior embalagem do Mocca Branco com nata e xarope de chocolate, do Starbucks, contém 80 gramas de açúcar ou 20 torrões.

12_starbucks_sinazucar

 

Uma lata de Fanta (330 ml) contém 28 gramas de açúcar ou sete torrões.

43_fanta_sinazucar

 

Uma lata de tônica Schweppes (330 ml) contém 27,7 gramas açúcar ou sete torrões.

44_tonica_azucar




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS