Conta de água móvel

Sabesp lança aplicativo para consumidores acompanharem consumo e contas no celular. Já tendência entre empresas, apps começam a chegar às estatais

Sabesp lança aplicativo com serviços aos clientes (Shutterstock)

A Sabesp, companhia de saneamento do estado de São Paulo, anunciou hoje que, a partir desta quarta-feira (25), os consumidores dos 366 municípios paulistas a que atende terão à disposição o Sabesp Mobile, novo aplicativo da companhia.

Segunda via da conta, histórico de consumo, avisos sobre vencimento de débitos, notificações de alta de consumo e orientação sobre débito automático são alguns dos serviços que os clientes passam a ter à disposição em seus celulares ou tablets.

O programa estará disponível para download gratuito para os sistemas operacionais Android e iOS, na Play Store e App Store.

As estatais na era digital
Os aplicativos que permitem os consumidores consultarem suas contas e fazerem solicitações simples às empresas de que são clientes já são uma tendência consolidada entre as várias companhias de serviços.

Bancos, varejistas, operadoras de telefonia, gestoras de cartão de créditos e de benefícios e outras estão entre os negócios que já oferecem esse tipo de funcionalidade, conforme mostrou o especial sobre SACs no Brasil feito pela edição de novembro da revista Consumidor Moderno, disponível online.

Aos poucos, essa nova modalidade de atendimento também começa a chegar às estatais. Os bancos federais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são alguns que já oferecem apps para os diversos serviços de acesso a suas contas e serviços, como saques de benefícios e FGTS, no caso da Caixa.

Algumas companhias de saneamento, que são geridas pelos governos estaduais ou municipais,  também já lançaram seus próprios aplicativos, caso da Saneago, de Goiás,  e Cagence, do Caeará, que foi a primeira do setor a chegar aos smartphones, em 2015.

A própria Sabesp já havia lançado um primeiro aplicativo no ano passado, o Sabesp_App, disponível desde junho para clientes da região metropolitana da capital e a Região Bragantina, no interior. O programa, no entanto, era voltado exclusivamente para que os clientes pudessem comunicar vazamentos e outros problemas.

Esta funcionalidade, segundo a Sabesp, passará a ser incorporada ao novo app, enquanto o antigo, o Sabesp_App, será descontinuado. Ele segue disponível apenas até o dia 30 de janeiro.

 




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