Renegocie suas dívidas online

A exemplo dos feirões de negociação, SPC Brasil investe em plataforma que permitirá consumidores acertarem suas dívidas com as empresas pela internet

Os feirões de renegociação de dívidas são cada vez mais comuns. Do lado do consumidor, é a oportunidade de sair da lista de negativados. Do lado das empresas, é a chance de receber um recurso que estava parado. Para ajustar as duas pontas e facilitar a vida dos dois lados, a companhia de proteção de crédito SPC Brasil está se preparando para lançar uma plataforma de renegociações de dívidas pela internet.

A ideia, segundo disse Bruno Lozi, superintendente Comercial do SPC Brasil, em entrevista ao portal NOVAREJO, é facilitar a conversa entre os dois lados. “A ideia é a gente não perder a essência desses feirões e transformar todo o processo online. Assim, o consumidor não precisa se deslocar até os feirões e consegue acessar as opções de renegociação via aplicativo”, conta.

Antes de disponibilizar a ferramenta ao consumidor, a empresa coloca as opções da negociação no sistema, como desconto à vista, possibilidades de parcelamento, formas de pagamento, datas de vencimento. “As condições já estão pré-estabelecidas e o consumidor não vai precisar ter qualquer interação humana. É uma interação sistêmica com as regras já estabelecidas”, explica.

A plataforma está em período de teste, com previsão de ser aberta ao público nos próximos meses. Ela começará atuando com as empresas maiores para, assim, conseguir estimular as pequenas e médias também. O SPC Brasil representa hoje 500 mil empresas por meio de 2 mil entidades representativas do comércio e serviços. “Estamos pilotando e essas empresas estão nos ajudando a construir essa ferramenta. Os próprios executivos de cobrança participaram da construção”, afirma.

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Ao contrário do que muita gente pensa,  o SPC Brasil é mais do que um birô de crédito, atividade com a qual atua há mais de 60 anos. Acompanhando o crescimento do digital, a empresa também oferece outros serviços, que podem ajudar os lojistas.

Uma delas é o de certificação digital, atividade com a qual atua há cinco anos. “Dentro dessa unidade, a gente explora algumas soluções, como o conciliador de cartão”, afirma Lozi. A conciliação de cartão é uma das atividades mais importantes para a área do comércio. Mas, segundo pesquisa do próprio SPC Brasil, 65% ainda fazem esse controle manualmente.

Mais: 29% dos comerciantes e prestadores de serviços já enfrentaram algum tipo de problema ao realizarem vendas nos cartões de crédito e débito, vale alimentação ou por meio de pagamentos online. As principais queixas, segundo os empresários ouvidos, são cobranças indevidas (11,1%) e pagamentos não creditados após a transação da venda (9,2%).

Devido a esses números, o SPC Brasil lançou a plataforma “SPC Conciliador”, que simplifica a comunicação entre as operadoras de cartões e de benefícios e os prestadores de serviços. A ideia é permitir a conferência automática das transações efetuadas em diversos tipos de cartões e bandeiras, facilitando as conciliações bancárias com rapidez e segurança.

“É uma aplicação que vai monitorar todas as entradas e conferir se os créditos estão sendo creditados na conta corrente de acordo com o que foi contratado. É uma gestão do que ele recebe, o que entra na conta e o que transaciona”, explica Lozi. “Quando ele tem essa gestão, ele tem a possibilidade de cobrar o banco o reembolso e ele passa a ter uma gestão mais eficiente das transações dele”, completa.






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