Poluição faz mal também para os negócios

Estudo feito por instituto americano mostra que quando a qualidade do ar cai, a produtividade das pessoas no trabalho também cai

Poluição interfere na produtividade do trabalho (Shutterstock)

A crescente poluição do ar não é só um problema para o meio ambiente, para a camada de ozônio e para a nossa saúde. Ela também pode interferir na produtividade das empresas.

É o que mostrou um estudo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa Econômicas (NBER), um dos principais centros de pesquisa independente dos Estados Unidos. Com base em observações feitas em Xangai, os pesquisadores puderam verificar que, para cada aumento de 10 pontos do índice de qualidade do ar, a produtividade das pessoas cai, em média, 0,35%.

Parece pouco, mas em um país do tamanho da China, esse 0,35% representaria uma perde US$ 2,2 bilhões por ano.

Para chegar aos resultados, o NBER acompanhou os dados de uma das maiores empresas de call center da China, a Ctrip. Com 30 mil funcionários e 50% dos pagamentos são feitos com base nos resultados de cada colaborador, o que leva a Ctrip a ter uma extensa e detalhada base de dados sobre a produtividade de seus funcionários e cair como uma luva para a pesquisa do NBER.

Foram levadas em consideração as operações da Ctrip em Xangai e Nantong, duas O cruzamento destes dados com as variações diárias da qualidade do ar acabaram mostrando uma correlação forte entre uma coisa e outra – quanto pior o ar, menor a produtividade das pessoas.

O estudo completo, em inglês, pode ser consultado aqui.






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS