Homens e mulheres concordam sobre a igualdade no trabalho?

Para eles, mulheres são tratadas com respeito pelos colegas. Para elas, nem tanto. Veja pesquisa sobre gêneros no ambiente profissional

Uma pesquisa feita pela empresa de benefícios Sodexo no Brasil, que questionou as condições de oportunidades para mulheres no trabalho, trouxe uma boa e uma má notícia.

A boa é que os números de brasileiros que acham que as mulheres encontram um espaço de respeito e dignidade em seu ambiente profissional é alto. A má é que há uma discordância entre homens e mulheres sobre isso.

O levantamento, feito no mês passado, ouviu 1.052 pessoas que estão trabalhando atualmente, sendo 66,3% mulheres e 33,7% homens. Quase 90% dos homens responderam acreditar que as profissionais do sexo feminino são tratadas com respeito pelos colegas e superiores – foram 89% respostas positivas para esta pergunta.

Entre elas, no entanto, o percentual foi 17 pontos mais baixo: 72% das mulheres afirmaram se sentir respeitadas e receber um tratamento digno em seu trabalho.

Promoções e o dilema da família
O levantamento também mostrou que 53% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem meios para ampliar a promoção feminina a cargos de gestão.

Além disso, 88% afirmam que as empresas não oferecem nenhum plano ou projeto de qualidade de vida específico para mulheres que ajude a conciliar a vida pessoal e profissional.

“Construir um ambiente profissional igualitário, diverso e inclusivo, produz resultados financeiros e não financeiros nas empresas”, diz a gerente de comunicação interna e diversidade da Sodexo, a Aline Tieppo. “Aumentam o engajamento e satisfação dos colaboradores, a reputação e reconhecimento de marca, a retenção de clientes e o lucro orgânico e bruto melhoram”, garante.

ONU e empresas unidas
O levantamento promovido pela Sodexo foi feito com base nas diretrizes dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” (WEP – Women’s Empowerment Principles), projeto da ONU Mulheres e empresas parceiras que tem o objetivo de promover a igualdade de gêneros no ambiente corporativo e profissional.

Veja os sete princípios que norteiam o trabalho. Os detalhes de cada um dele pode ser visto aqui.

onu mulheres_genero_mulheres_trabalho

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS