As oportunidades do Dia do Consumidor para o varejo

Pesquisa realizada pelo Mercado Pago mapeia os pontos mais importantes para uma estratégia assertiva na data. Confira as preferências dos consumidores

O dia 15 de março adquiriu uma grande importância no e-commerce desde 2014: na data é comemorado o Dia do Consumidor e muitas empresas aproveitam para engajar os clientes com campanhas específicas. Seu potencial é enorme e sua importância já é inegável mesmo com pouco tempo em ação. Uma pesquisa realizada com 1500 consumidores, pelo Mercado Pago confirma essa ideia – e mostra que as marcas ainda podem trabalhar mais as estratégias para esse dia.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O estudo revela que 78% dos entrevistados não sabiam da data, portanto, ela precisa ser melhor trabalhada. Mesmo assim, depois de tomarem conhecimento, 86% disseram que pretendem, sim, aproveitar o período para ir às compras. Uma oportunidade para os varejistas que já apostam em momentos de peso como Dia das Mães e Black Friday investirem em uma nova data para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.
Formas de engajamento
É preciso informar os clientes sobre as ações das marcas. Mas como? Segundo o estudo, quem achava que o email estava fadado ao esquecimento, se enganou. Na pesquisa, este foi o canal apontado como favorito, com 37% das respostas. Em segundo lugar, vêm as redes sociais, com 36%.
Quanto à campanha, os clientes destacam oferecer frete grátis (76%) e aplicar descontos agressivos, de até 50% (61%) como os principais fatores para a compra. Nas intenções de compra, produtos de informática saem na frente (38%), seguidos por ferramentas (23%) e acessórios automotivos (20%).
Já na hora de pagar, 47% das pessoas preferem parcelar, sem juros, no cartão de crédito e apenas 28% optaram pelo boleto bancário.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS