Confira 5 ferramentas para procurar emprego

Não desanime com o alto número de desempregados no Brasil. Separamos cinco plataformas online que vão te ajudar a virar esse jogo

Por: - 3 anos atrás

Shutterstock

O número de desempregados no país chegou a 12 milhões, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na prática, tem-se a impressão que a quantidade de desocupados é ainda maior – especialmente quando observamos as filas nas empresas que recrutam funcionários.

A solução pode estar na internet. É que existem diversos aplicativos que exibem e concentram vagas de emprego de todo o tipo, inclusive em lugares que você nem imaginou que existissem. A seleção foi feita pela D’hire, um marktplace de recrutamento de pessoas. Veja:

Reachr – Lançada em 2016, a startup REACHR oferece uma plataforma de recrutamento digital que alia a tecnologia de algoritmos (que aproximam interesses em comum entre empregados e empregadores) à experiência de headhunters. O serviço é gratuito para quem busca vagas e seu sistema operacional é similar ao de aplicativos de relacionamentos, tais como o Tinder e de serviços de streaming como o Netflix.

D’hire – O marketplace D’HIRE de recrutamento especializado conecta empresas, candidatos e uma rede de headhunters – os talent specialists – para preencher as vagas com rapidez e precisão. A inscrição para quem procura emprego é gratuita. O processo de seleção é totalmente on-line, colaborativo e conta ainda com fórum aberto para troca de informações entre especialistas e empregadores. Para melhorar, quem é contratado fatura um bônus equivalente a 5% da taxa paga pelo contratante ao final do processo seletivo.

Maturi Jobs – A plataforma on-line MATURI JOB permite que empresas publiquem vagas específicas para o público mais velho, com 50 anos ou mais. Uma vez enquadrados nesse perfil, os usuários podem se candidatar de maneira gratuita. A partir daí, todo o processo de contratação fica a cargo da empresa interessada.

Talentix – Voltada para profissionais das áreas de TI (Tecnologia da Informação) e Engenharia, a plataforma TALENTIX  produz e hospeda vídeo-currículos, produzidos por eles mesmos ou pelos próprios candidatos, que servem como entrevistas ou pré-entrevistas para os contratantes. Dispõe de três formatos de trabalho, sendo um gratuito e simples para quem busca emprego, um pago e mais elaborado para o mesmo perfil e um pago e completo para as empresas que desejam recrutar.

HireApp – De forma similar ao Linkedin, o aplicativo HIREAPP cria, a partir dos seus contatos e dos de seus amigos, uma rede profissional de confiança. Ideal para prestadores de serviço, ele permite que quem procura emprego anuncie seu perfil, mas também busque colaboradores de seu interesse.