Qual é a hora certa para acordar?

Um recente estudo sugere que o sono não tem a ver com horas dormidas, mas ciclos. Entenda como eles funcionam e tenha um boa dia

Por: - 3 anos atrás

Shutterstock

Acordar cansado é a realidade de muita gente. Sofrer de problemas do sono, infelizmente, é um comportamento muito mais comum do que se pensa. E as manhãs acabam se revelando verdadeiras batalhas com o despertador.  Uma pesquisa recente, no entanto, pode ajudar a mudar isso. O levantamento sugere que, ao invés de se preocupar com a quantidade de horas dormidas, devemos começar a prestar atenção nos ciclos do sono.

 “O cérebro tem um padrão de sono. Não é que você simplesmente dorme e a hora um do seu sono é igual a hora três ou a cinco ou a nove. Existem ciclos durante o sono e, em cada um deles, há aquilo que chamamos de non-REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos), e o REM”, explica a dra. Laura Lefkowitz, especialista em sono, ao jornal The Telegraph. Assim, observar a hora em que se dorme e acorda é mais importante do que quanto tempo passamos dormindo.

Para ajudar pessoas a calcularem quando devem se deitar, a varejista britânica web-blinds.com (loja britânica especializada em cortinas e persianas) criou uma calculadora especial. A promessa, segundo a loja, é acordar se sentindo renovado e em alerta todas as manhãs.

De acordo com o varejista, cada ciclo do sono dura aproximadamente 90 minutos, e em cada noite você deve passar por cinco ou seis desses momentos. Acordar no meio do ciclo pode fazer com que você se sinta muito cansado. O ideal é, portanto, que você acorde entre os ciclos.  E é justamente nessa hora que a calculadora pode ajudar. Basta digitar a hora que você precisa estar em pé pela manhã e ela lhe dará opções para se deitar.

Se você precisa levantar as 6h30, por exemplo, as sugestões para dormir serão as 21h16, 22h46 ou 00h16. Se você quiser, pode testar a calculadora AQUI (em inglês).