Star Wars Day: você conhece a origem da data?

Os admiradores da Força tem tudo para comemorar hoje: desde 1979, esse é o dia da saga mais amada e icônica do mundo. Conheça sua história

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

Para começo de conversa: que a Força esteja com você.

Maio é um mês muito especial para os fãs de Star Wars (e para George Lucas, aniversariante do dia 14) – começando pelo fato de que, magicamente, todos os filmes da saga, com exceção do último lançamento (O despertar da Força, 2015), foram lançados no quinto mês do ano:

o    ‘Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança’ foi lançado em 25 de maio de 1977;
o    ‘Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca’ é de 21 de maio de 1980;
o    ‘Star War Episódio VI: O Retorno do Jedi’, 25 de maio de 1983;
o    ‘Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma’, 19 de maio de 1999;
o    ‘Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones’, 16 de maio de 2002;
o    ‘Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith’, 19 de maio 2005.

Fora isso, é celebrado o Star Wars Day. A explicação para o dia está no trocadilho, em inglês, da data com a frase icônica “que a Força esteja com você” (May the Force be with you), marca registrada dos Jedis (4 de maio = May 4th ou May the Fourth).

Essa ideia, no entanto, não saiu da cabeça de nenhum aficionado pela saga. O primeiro registro que se tem sobre o “May the Fourth be with you” é de 4 de maio de 1979, quando Margareth Thatcher foi eleita Primeira-Ministra da Grã-Bretanha, a primeira mulher a ocupar o posto. Na ocasião, seu partido quis homenageá-la, como é descrito pelo autor Alan Arnold, enquanto narrava o making of de “O Império Contra-Ataca”:

“Margaret Thatcher tinha ganhado a eleição e se tornou a primeira mulher primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Para comemorar sua vitória, seu partido pegou meia página de espaço publicitário no London Evening News. Esta mensagem, referindo-se ao dia da vitória, era ”May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”, mais uma prova de como Star Wars tem influenciado todos nós”.

O primeiro encontro entre fãs realizado em comemoração à data foi feito no Canadá, em 2011. O grupo fez diversos tipos de gincanas temáticas e, desde então, vemos referências ao Star Wars Day todos os anos pela internet – e em lojas, sites, campanhas, posts, etc etc… Além disso, a Disney faz programações especiais em seus parques pelo mundo.

Neste ano, o Google criou uma página exclusiva para a data no Google Play com os jogos, livros e filmes preferidos dos brasileiros. Nesta semana (entre os dias 4 e 11 de maio), diversos itens ligados a Saga terão desconto na loja virtual. O Spotify também está celebrando e criou uma playlist inspirada na obra.

E você, vai comemorar?