O RG pouco importa: família é muito mais do que pai e mãe

Depois de uma grande mobilização online, o Grande Dicionário Houaiss finalmente modificou a definição de família e tornou o verbete mais inclusivo

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

O que é uma família? Dois pais e um filho; duas mães e um filho; dois filhos e uma mãe… Tudo isso é família. Mas, imagine, de acordo com o Grande Dicionário Houaiss, Família costumava ser “grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especificamente o pai, a mãe e os filhos)”.

É evidente que a verdade não é exatamente essa. Desde as mães solteiras aos casais homoafetivos, é evidente que família é muito mais do que o formato tradicional – com pai, mãe e filho. Por isso, depois de uma grande campanha na internet, o verbete deixa de ser tão tradicional e passa a ter um significado mais inclusivo, contemporâneo e sem preconceitos.

 

 

O novo significado Família, de acordo com o Grande Dicionário Houaiss: “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária”.

“Conceitos antigos ganham uma nova estrutura, um novo enfoque e isso precisa ser captado com cuidado para que seja transformado em palavras numa definição”, explica Mauro Villar, diretor do Instituto Antônio Houaiss e co-autor do dicionário.

Origem

Para chegar nessa definição, foram recebidas mais de 3 mil sugestões de pessoas de todo o Brasil através do site www.todasasfamilias.com.br. Elas foram analisadas pela equipe de especialistas do Houaiss. A ideia de criar a definição coletivamente partiu da agência de comunicação NBS, que criou a campanha Todas as Famílias para engajar a população.
“O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A atual definição de ‘família’ é reducionista e anacrônica. O que desejamos é atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família”, finaliza André Lima, Vice-Presidente de Criação da NBS.