7 sugestões para ser feliz, diretamente do país da Felicidade Interna Bruta

A especialista Ligia Costa viajou para o Butão e trouxe algumas dicas de como conquistar a felicidade. Não é fácil, mas vale a pena. Confira

Shutterstock

Você já ouviu falar sobre Felicidade Interna Bruta (FIB)? Esse termo tem ligação com o conceito de Produto Interno Bruto (PIB), mas prioriza a felicidade em detrimento da renda, considerando que a felicidade é mais relevante do que possuir coisas. Nem todas as pessoas sabem, mas, existe no Butão o Gross National Happiness Centre (GNH) que, junto com instituto de pesquisa local, é responsável por conscientizar e trazer valores de Igualdade, Humanidade e Cuidado no desenvolvimento do país.

A questão do FIB ficou bastante famosa em 1970, quando o quarto Rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, declarou que a FIB seria mais importante do que o PIB e que o Estado seria responsável para desenhar políticas governamentais com foco na felicidade e não apenas na economia.

Não por acaso, a Coach em Negócios, Ligia Costa, especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God it’s Today esteve no Butão para compreender mais sobre felicidade. A profissional retornou recentemente dessa experiência.

Ao ir para o Butão, o que ela queria saber é quais as iniciativas que devem ser praticadas para ajudar pessoas, empresas, governos a cuidarem da felicidade coletiva. No pequeno país localizado no sul da Ásia, Ligia encontrou algumas respostas que já são conhecidas, porém, não são praticadas.

Para muitas pessoas, as atitudes citadas por ela podem parecer simples, porém impraticáveis – afinal, o dia tem 24 horas e passamos 80% do tempo preocupados com contas a pagar. “Concordo que é um desafio, mas talvez seja a hora de olhar que nossa vida é o nosso trabalho em tempo integral. Talvez seja o momento de aproveitar a crise, o medo, as angústias e respirar de forma correta para você continuar sobrevivendo com esperança”. aponta a especialista.

Diante da experiência, ela indica algumas lições sobre felicidade. Confira.

1. Esteja consciente (be aware)

“A partir do momento que você estiver ciente e consciente de todas as suas atitudes, dos seus pensamentos, do seu corpo, das emoções e sentimentos, você passa a ser observador da sua própria história e com isso, você será mais atento a suas escolhas”, afirma.

2. Pratique Meditação (mindfulness)

Segundo a especialista, “equilíbrio e mente vazia ajudam a encontrar respostas que nunca imaginávamos que existiam”. A especialista afirma que a meditação parece difícil, mas a prática que não é tão complicado assim.

3. Integre-se com a Natureza

“Busque momentos de conexão e de proximidade com a natureza. Seja através de caminhadas, passeios, ouvir o silêncio, observar pássaros, integre-se e viva perto da natureza”, sugere Lígia.

4. Disciplina (self discipline)

De acordo com ela, “tudo pode ser, existir, acontecer, mas depende totalmente da sua dedicação e disciplina para a conquista”.

5. Não é possível cortar caminho (no short curts)

“Precisamos estar atentos a sinais e estar dispostos a trabalhar e buscar nossa jornada pelo caminho correto. Quando desviamos o caminho, tudo pode dar errado”, garante.

6. Presença

A sugestão da especialista faz lembrar o nome da empresa que atua. “Thank God it’s Today” significa “Graças a Deus é hoje”, uma brincadeira com a expressão “graças a Deus é sexta-feira”, que tem até uma sigla em inglês (TGIF). “Hoje é o grande dia! O passado já foi, o futuro é incerto, portanto esteja presente no momento. Viva o agora”, sugere Lígia.

7. Foco

“Concentre-se, desenhe seu caminho, tenha foco e persistência para alcançá-lo. Tenha visão clara das suas metas”, conclui.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 262: O consumidor é phygital

CM 261: O respeito ao cliente é o caminho para 2021

Anuário: A omnicanalidade em todo lugar

VEJA MAIS