No Dia da Liberdade de Impostos haverá descontos de até 80%

Dia 1º de junho é o Dia da Liberdade de Impostos. O comércio do DF e de 12 estados do país estão engajados para conscientizar o consumidor. Entenda

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

Como contamos recentemente, o dia 1º de junho será marcado com grandes descontos inclusive na gasolina. Isso acontece porque no dia de hoje é comemorado o Dia da Liberdade de Impostos. De acordo com uma estimativa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com base em estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2017 os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 5 meses apenas para pagar impostos. O período em questão representa o dobro do que se trabalhava na década de 1970 para pagar a tributação.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Para conscientizar o consumidor sobre a quantidade de impostos pagos, hoje, dia 1º de junho, o comércio varejista terá grandes descontos em estabelecimentos de 12 estados do país e no Distrito Federal. No total, mil lojas e dez shoppings em todo território nacional vão oferecer produtos com até 80% de desconto. “A ideia do DLI é advertir para a altíssima carga tributária paga pelo consumidor e o baixo retorno na forma de serviços prestados pelo estado”, aponta o coordenador da CDL Jovem, Pablo Guterres. É fundamental destacar que o desconto será

O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Até o dia 31 de maio, um dia antes do DLI, já havia sido arrecadado R$1 trilhão em impostos no Brasil. “Mais de 40% do salário do trabalhador vai para o pagamento de impostos. Para o varejo, a situação inibe cada vez mais o consumo do cidadão”, comenta o coordenador.

Estados participantes

Os estados de Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participarão do DLI, no dia 1º de junho. Infelizmente, São Paulo não está na lista.