5 Estratégias fundamentais para a transformação digital das empresas

Não dá para ignorar o desenvolvimento tecnológico e é preciso começar já. Confira as dicas exclusivas de um especialista da Intel

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

Discutir as tendências digitais para o mercado não é uma tarefa fácil em um período em que as tecnologias mudam muito rapidamente. A transformação digital, no entanto, é considerada necessária para a sobrevivência de qualquer empresa atualmente.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O tema está em pauta e é um dos mais debatidos do Ciab Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontece nesta semana, em São Paulo. Durante o evento, Fábio de Paula, diretor de desenvolvimento de negócios da Intel, falou com a Consumidor Moderno.

Ele mostra quais são os principais pilares que as empresas brasileiras devem seguir para passar pelo irreversível processo de transformação digital e continuarem, assim, fortes e relevantes no mercado.

1. Conectividade em Nuvem

Investir em nuvem é tarefa básica para a empresa que for passar por transformação digital. A aplicação traz agilidade de armazenamento sob demanda para o empresário em pouquíssimo tempo, facilitando a inovação da empresa.
“Perguntar para um empresário se ele investe em nuvem hoje é como perguntar se usa computador na empresa. É um item indispensável”, diz de Paula. A estimativa da Intel é que até 2020 85% das aplicações já estejam na nuvem. Metade desses serviços será de estrutura, como as redes de conectividade.

2. É preciso estar totalmente conectado

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) está entre as tecnologias que mais devem impactar a economia. Isso porque a tecnologia prevê a troca de informações entre máquinas, sem interferência humana.

Com a tecnologia aplicada, o volume de informações será gigantesco. Com esses dados armazenados e analisados será possível modificar toda a forma de planejar, atender clientes e vender produtos. “No varejo a aplicação será bem clara. Com os sensores da câmera e do celular do cliente será possível identificá-lo assim que entrar em uma loja. Com isso, o atendimento será mais personalizado e irá melhorar a experiência do usuário”, diz o executivo da Intel.

3. Dados, dados e mais dados!

Manter dados em mãos será primordial para a transformação digital, diz Paula. Isso porque quando mais uma empresa souber sobre seus clientes, melhor será os serviços que serão oferecidos a eles.

4. Experiência do usuário

Manter um cliente fiel a sua empresa em mercados competitivos será ainda mais difícil do que já é atualmente. Por isso é preciso investir em tecnologias que melhorem a experiência dos usuários.

“Os chatbots são uma tendência nesse quesito. Se você configura um computador com inteligência para resolver problemas banais da melhor forma possível, como funciona a tecnologia, será um atrativo para a sua empresa”, diz o especialista.

5. Transformação do ambiente de trabalho

A geração que está no mercado de trabalho atualmente é muito diferente dos workaholics Baby Boomers da geração passada. Os Millennials preferem um local cheio de experiências diferentes e que acrescentem a sua vida. No trabalho não é diferente.

“Reter bons talentos será difícil se você não se adequar ao estilo deles. Se são os Millennials que estão no mercado agora, as empresas precisam se adequar ao modo deles de verem o ambiente de trabalho”, completa.