6 ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade

Especialista indica seis ferramentas para quem precisa se tornar mais produtivo ou gerir melhor o próprio tempo. Veja as dicas

Shutterstock

Se você se preocupa com o tempo gasto em determinadas atividades, certamente gostaria de encontrar aplicativos e ferramentas capazes de tornar o dia mais produtivo. Evidentemente, já existe uma série de tecnologias que colaboram com isso. “Um dos maiores erros de quem não utiliza alguma ferramenta que organize as tarefas é querer fazer tudo ao mesmo tempo, conforme o serviço vai chegando”, explica Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre. “Separar as tarefas em blocos, mensurar o tempo que foi gasto e fazer análises para uma melhoria contínua são as chaves da gestão de tempo”.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Diante desse contexto, a agência em que atua o especialista selecionou seis ferramentas que ajudam a manter o foco:

1- Trello

Ele é considerado um dos softwares mais conhecidos do mercado. O Trello possui uma interface simples, que ajuda a dividir as atividades em blocos. “O bacana do Trello é que ele é bem visual, então você consegue identificar com facilidade o que precisa ser realizado e o que já foi concluído”, conta Ricotta, que sugere a ferramenta para equipes ou células de trabalho um pouco menores, de até 10 pessoas. Disponível para Android e iOS.

2- Runrun.it

Com muitos recursos semelhantes aos do Trello, a Run Run It ainda inclui a contagem do tempo para realizar as tarefas, além das dependências das tarefas. “A ferramenta também permite identificar o que é necessário que aconteça para que uma tarefa possa ser iniciada ou entregue”, explica o especialista. Disponível para Android e iOS.

3- Asana

Semelhante ao Runrun.it, a Asana possui recursos para gerenciar a equipe de trabalho, com o visual como ponto forte. “Só de olhar você já entende facilmente o fluxo de atividades em sua empresa”, explica. Disponível para Android e iOS.

4- Todoist

Considerada um intermediário entre a simplicidade do Trello e os acréscimos da Runrun.it, o Todoist tem um design mais limpo e sem distrações. Além disso, permite trabalhar com tarefas, subtarefas, projetos e subprojetos. Disponível para Android e iOS.

5- Pipefy

Com organização também pautada na ideia de cards, a Pipefy é uma ferramenta brasileira. “Ela vem sendo cada vez mais usada no mundo todo, e está ganhando espaço e notoriedade pela facilidade de usar”, conta o Ricotta. “Vale a pena criar uma conta grátis para testar”. Disponível para Android e iOS.

6- Google Drive

“Muitas empresas se dão bem com uma planilha no Google Drive, com os arquivos necessários divididos pelas pastas”, cita. Segundo Ricotta, isso significa que o importante é ter uma ferramenta que funcione. “O mais importante é que, no fim das contas, você possa separar seus blocos de tempo e trabalhar sem distrações”, conclui. Disponível para Android e iOS.




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS