Cerveja e barriga: Projeto de lei quer apimentar esse debate

A proposta de um ex-senador é incluir um “pequeno detalhe” no rótulo de todas bebidas alcoólicas – e não apenas cerveja. Veja

http://www.psvitawallpaper.co.uk/

Um dos mais intensos debates na mesa do bar é se a cerveja é o principal responsável pela famosa “barriguinha”. Alguns defendem a bebida e dizem que a culpa é do seu grande parceiro de balcão: o petisco. Por outro lado, há quem advogue contra e diga que a ingestão em grandes quantidades resulta em um alto consumo de açúcar. Mas quem está certo nessa história?

Um projeto de lei em tramitação no Senado Federal deve apimentar ainda mais essa polêmica. De autoria do ex-senador Ruben Figueiró, a proposta visa simplesmente incluir a quantidade de calorias no rótulo de todas as bebidas alcoólicas (cervejas, vinhos, uísques e outros) vendidas no Brasil.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Se aprovada, a medida entraria em vigor 90 dias após a sanção do presidente, Michel Temer. Por enquanto, o PL  terá uma longa caminhada no Senado, mas já passou por uma etapa importante dessa discussão: a comissão de defesa do consumidor, que não viu impedimentos para a inclusão da informação no rótulo.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o ex-senador afirma que “qualquer bebida alcoólica deve ser consumida com moderação, haja vista o seu potencial de uso nocivo e de dependência. Por outro lado, o uso do álcool é cultural, sendo admitido em quase todas as sociedades do mundo. A despeito desses fatos, que são amplamente conhecidos, as informações sobre o saber beber com responsabilidade e as consequências do uso inadequado de álcool ainda são insuficientes”. Você é a favor ou contra a inclusão dessa informação?

Com informações da Agência Senado






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS