Um Netflix no melhor estilo “Você Decide”

Os mais velhos talvez se lembrem do extinto programa exibido pela TV Globo. Essa é a ideia de um novo formato de conteúdo, cujo final você decide

Por: - 2 anos atrás

Você está assistindo uma de suas séries favoritas no Netflix e, de repente, o protagonista se encontra em uma encruzilhada. Nesse caso, há dois caminhos possíveis, sendo que apenas um deles leva a um final feliz. E sabe quem vai decidir isso? Você!

Em linhas gerais, essa é a novidade anunciada hoje (20) pela Netflix. Trata-se de uma ambiciosa experiência dentro de sua plataforma, que permite decidir os rumos da história a partir do controle remoto ou com alguns cliques no seu computador ou smartphone. Alguns jornalistas americanos já definem a ideia como narrativa aberta ou história ramificada.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O curta-metragem inaugural da empresa é direcionada ao público infantil e terá o nome de Puss in Book: Trapped in a Epic Tale e Buddy Thunderstruck: The Maybe Pile (no Brasil terá o nome de “Gato de Botas: Preso num conto épico”. Sim, é o mesmo personagem do filme Shrek.

Com a história, segundo reportagem da Wired, o telespectador terá 13 pontos de decisão ao longo da história. As decisões podem resultar em um filme de 18 minutos ou em até 39 minutos.

Em um primeiro momento, o Netflix disponibilizará a narrativa aberta para iPhone, iPad, Xbox One e Playstation. Alguns televisores também permitirão interagir com as histórias da plataforma. Já Android e outros devem esperar um pouco mais para ter acesso ao Gato de Botas.

Modelo é conhecido dos gamers

A ideia de uma narrativa aberta ou ramificada é conhecida entre jogadores de videogames ou amantes de jogos de RPG. Muitos jogos de videogame possuem diferentes desfechos a partir das escolhas do jogador.

Jogadores de RPG (ou jogo de interpretação de personagem) também conhecem bem essa sistemática. A ideia de uma narrativa flexível é justamente a base do jogo. Uma das bem sucedidas iniciativas no universo de RPG é o livro-jogo que possui como expoentes Steve Jackson e Ian Livingstone. Em linhas gerais,