Brasileiros não controlam as compras feitas pelo cartão de crédito

Estudo do SPC Brasil e da CNDL aponta que a fatura do cartão de crédito só é lembrada praticamente no momento do pagamento. Veja os resultados

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A maioria dos brasileiros (57%) não faz controle efetivo das compras via cartão de crédito. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPB Brasil) junto a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre as atitudes mais comuns está consultar a fatura antes do fechamento, ler a fatura quando ela já está fechada e fazer o controle de cabeça.

“O cartão de crédito é tratado por muitos como o vilão do orçamento, mas pode ser um aliado do consumidor que souber utiliza-lo adequadamente”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “É fácil tirar o cartão do bolso e pagar uma despesa. Porém, se não houver disciplina, mais fácil ainda é perder a noção do quanto foi gasto e ultrapassar os limites do orçamento. O controle financeiro é fundamental para evitar esse tipo de problema”, completa.

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Dentre os entrevistados, 38% disseram que fazem o controle total e sistemático dos gastos. As principais formas de fazer isso são anotações de gastos no papel (21%), planilhas (11%) e registro de compras em aplicativos no celular (6%).

Dívidas

A maioria (59%) também desconhece o valor cobrado da taxa de juros de pagamento em atraso da fatura. Dentre eles, as mulheres, os mais jovens e os de baixa renda são os que mais ignoram o custo deste atraso.

Quatro em cada dez brasileiros disse ter ficado, em algum momento, com o nome sujo por não pagarem a fatura do cartão e 11% estão com alguma parcela em atraso hoje.

Apesar disso, 90% dos usuários de cartão sabem que essa forma de pagamento impõe riscos a vida financeira do consumidor. O principal motivo apresentado é a cobrança de juros por atraso de pagamento, seguido de clonagem do cartão e por incentivar compras impulsivas.

Menos cartões

A quantidade de brasileiros que usam cartão de crédito caiu quase 10% em relação ao ano passado. Esse ano, 61% dos consumidores nacionais usam o objeto para pagamento.

De acordo com o levantamento, a queda se deu principalmente devido as dificuldades dos consumidores em conseguirem o cartão. A pesquisa indica que 28% dos entrevistados tentaram um cartão de crédito nos últimos três meses, mas só 10% conseguiram.

Os motivos mais apontados para não ter cartão de crédito é o nome sujo, seguido de falta de comprovação de renda e preferência em pagar as contas à vistas na tentativa de ter descontos.






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