Propagandas com estereótipo de gênero devem ser proibidas no Reino Unido

Agência reguladora de propagandas britânica afirma que perpetuar o sexismo traz “custos para os indíviduos, para a economia e a sociedade”

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Homens devem e sabem como limpar a casa sem fazer bagunça. Pelo menos, essa é a visão da Advertising Standards Authority (ASA), agência de regulação publicitária do Reino Unido.

A ideia do “CONAR britânico” é evitar propagandas que levem a leituras sexistas. Segundo a instituição, por meio de um documento, perpetuar papéis de gênero traz “custos para os indíviduos, para a economia e a sociedade”.

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De acordo com a nova regulação proposta pela ASA, publicidades que perpetuam estereótipos, como uma mulher limpando a casa sozinha enquanto os familiares estão sentados, precisam ser abolidas. Homens realizando atividades domésticas de maneira desajeitada também seriam banidas.

Além disso, propagandas especificando que determinada atividade é coisa de “menina” ou “menino” estariam na lista de proibições.

Lista

O documento ainda identifica seis comportamentos que devem ser evitados.

  • Definir profissões ou cargos como sendo algo para homem ou mulher. Exemplo: mulher sendo bailarina, enquanto o homem é o engenheiro;
  • Definir atributos ou comportamentos de acordo com um gênero específico. Exemplo: mulher de TPM e irritada;
  • Fazer piadas com grupos ou pessoas que não se encaixam em determinado estereótipo;
  • Retratar indivíduos de maneira altamente sexualizada;
  • Dar foco somente aos atributos físicos do ator ou atriz;
  • Definir o que é um corpo saudável ou doente.

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