As 1001 utilidades do smartphone

Um estudo feito nos Estados Unidos comparou as vendas de GPS e MP3 e outros produtos eletrônicos antes e depois do “efeito smartphone”. Veja o resultado

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

Dê uma olhada no seu criado-mudo ou aquele armário cheio de tranqueiras. É quase certo que você encontrará uma câmera digital, um velho GPS para carros, um MP3 ou até mesmo uma filmadora – ou até mesmo todos eles em um mesmo lugar. Note que esses produtos ainda podem ser encontrados em lojas de eletrônicos, mas muitos deles perderam em popularidade. E o culpado é o smartphone.

O nosso celular mudou o comportamento das pessoas, mas não foi apenas isso. O aparelho também foi responsável por uma revolução no mercado de eletrônicos. O smartphone “matou” o GPS e o transformou em um aplicativo (e gratuito, diga-se de passagem). É o caso do Waze.

O resultado não poderia ser outro: queda nas vendas desses aparelhos. Foi o que constatou a Statista, uma consultoria especializada em estudos de mercado e comportamento.

A seguir, a tabela mostra (da esquerda para a direita) o faturamento em dólares das câmeras digitais, MP3 players, GPS e filmadoras na comparação entre os anos de 2007 (auge de muitos desses aparelhos) e o ano passado.

 

Statista/ divulgação