A inovação da Honda para as campanhas de recall

Normalmente, montadoras criam campanhas de recall para TVs, rádios e outros meios de comunicação. A Honda trouxe uma novidade

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No último dia 18, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e a montadora japonesa Honda firmaram um convênio inédito para localizar e convocar proprietários de veículos de São Paulo de maneira bem diferente. A ideia é que o recall de carros com problemas seja feito nos aplicativos do órgão de trânsito.

O acordo prevê o compartilhamento de dados para tornar essas ações mais eficientes. Para que isso ocorra, os números dos chassis de veículos da empresa relacionados em recalls serão cruzados com a base do Detran.SP, que identificará quais deles estão registrados no Estado, quem são os atuais proprietários e seus respectivos endereços. A estimativa é que estejam em São Paulo 48% dos veículos da marca que necessitam de recall.

“O Detran.SP entende que esta é uma forma de contribuir para a segurança do cidadão. A ideia surgiu a partir da informação de que, segundo as montadoras, existe baixa adesão dos proprietários aos recalls. Vamos juntar forças para diminuir essa estatística e contribuir para um trânsito mais seguro”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

“A parceria com o Detran.SP é mais uma iniciativa que se soma às demais ações realizadas como acordos com seguradoras de veículos e empresas de cobrança automática de pedágio, além de campanhas de comunicação de abrangência nacional, reforçando nosso princípio de transparência e a prioridade absoluta com a segurança de nossos clientes”, reforça Marcelo Langrafe, diretor de pós-vendas da Honda.

Aplicativos

Os proprietários serão avisados de duas formas sobre a necessidade de reparo dos itens de segurança: cartas enviadas pela Honda e, de forma pioneira, push (mensagem) no aplicativo do Detran.SP.

Para receber os alertas via push (um tipo de mensagem), o cidadão precisa ter o aplicativo do Detran.SP em seu smartphone ou tablet. O Departamento de Trânsito oferece três apps gratuitos, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Eles estão disponíveis para download nas plataformas Android e iOS.

Mais do que um direito do consumidor, o recall é uma medida preventiva de segurança. No Brasil, segundo o Ministério da Justiça, os veículos são o principal produto submetido a recall. Em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.

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