Guia do consumidor: como escolher a máquina de lavar?

Apesar de todos os aparelhos terem o mesmo objetivo, os diversos tipos de máquinas de lavar podem confundir o comprador. Saiba qual é o melhor tipo para você

Não seria exagero dizer que a máquina de lavar roupas ajudou a revolucionar a vida de muita gente. A empresária Luiza Trajano, no início da expansão da Magazine Luiza, costumava vender o aparelho como uma “máquina de economizar tempo”.

Em 2009, o próprio aparelho foi motivo de polêmica. Um artigo da Igreja Católica, publicado no jornal do Vaticano, afirmou que a máquina de lavar pode ter sido mais importante para a independência das mulheres no século XX do que a pílula anticoncepcional. Claro que a afirmação gerou diversos ruídos e críticas ao Vaticano.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Atualmente, homens e mulheres se revezam na limpeza e manutenção da casa – ou, pelo menos, deveriam. Então, para ter menos trabalho no dia a dia e ainda ter roupas bem lavadas e cuidadas, a CM ouviu especialistas e preparou um guia para escolher a melhor máquina para você.

Qual o tamanho que devo comprar?

Esta resposta começa com uma afirmação óbvia: depende. Caso seja para um casal ou apenas para uma pessoa, máquinas de até nove quilos podem ser mais do que suficientes. É bom lembrar, no entanto, que peças maiores, como roupas de cama e toalhas, podem ter a lavagem dificultada por conta do tamanho do aparelho.

Para famílias grandes, especialmente com crianças, máquinas acima de 12 quilos devem ser o alvo. Afinal, além da quantidade maior de peças, a assiduidade das lavagens também será maior.

Outro ponto a se observar: máquinas maiores, com capacidade de 16 quilos, conseguem lavar cobertores e edredons.

“É importante também medir o espaço onde a lavadora será instalada avaliar o seu design visto que a lavanderia é parte integrada de diversos ambientes”, diz Carlos Eduardo Sousa, diretor de negócios de água, atendimento ao consumidor, serviços e garantia estendida da Whirlpool.

Prefira modelos mais eficientes e econômicos no dia a dia

Máquina de lavar é um dos aparelhos domésticos que mais gastam energia elétrica. Logo, não faz sentido comprar um produto mais barato que vai resultar em contas de luz e águas mais caras. Atente-se ao selo ENCE, que dá a classificação de consumo para todas as máquinas. Prefira, claro, as máquinas com avaliação A.

“A importância de evitar o desperdício de energia já é um consenso e atitudes simples podem ajudar a contribuir para o consumo consciente”, afirma Jefferson Porto, diretor associado da Samsung.

Quais funções são importantes?

Mil tipos de lavagem, molho com amaciante ou convencional, sanitização, lavagem especial para edredons… ao se deparar com tantas funções no botão de uma única máquina, o cliente pode chegar a ficar assustado. “Como consegui lavar roupa até hoje?”, você poderia pensar.

Apesar de todas as tecnologias com nomes difíceis, pergunte ao vendedor para que elas servem realmente e se de fato vão fazer a diferença no seu dia a dia.

Segundo Sousa, da Whirlpool, o cliente deve observar atentamente as seguintes funções: programas de lavagem, tipo de sabão, tipo de abastecimento do sabão e amaciante, economia de água e tipos de centrifugação.

Quando devo comprar uma secadora ou uma lavadora que lava e seca?

Você vai ter que colocar na balança: comodidade ou gasto. Ter uma secadora em casa pode te economizar minutos e até mesmo horas preciosas, mas você precisará investir mais na máquina e pagar contas de luz mais salgadas.

Em cidades com climas frios ou úmidos, a secadora também pode ser uma vantagem. Ao mesmo tempo, roupas delicadas podem ter problemas dentro da máquina.

Caso esteja disposto a investir em uma secadora, você terá que tomar outra decisão. Lavadoras que lavam e seca economizam espaço, mas não são tão eficientes. Já as secadoras, mais eficientes, representarão um custo a mais e uma lavanderia mais apertada.

Existe diferença entre abertura com abertura superior ou frontal?

As máquinas de lavar com abertura superior (top load) costumam ser mais baratas e, geralmente, permitem que você pare no meio de uma lavagem para colocar aquela meia que ficou esquecida no quarto.

Já as máquinas com portas na frente (front load) costumam ter um design mais atrativo e você também ganha o espaço superior para colocar o que quiser.

Qual marca comprar?

Essa é uma questão sensível. Depende da sua relação com a marca e do design e funções que está procurando. As principais marcas são Brastemp e Consul, da Whirlpool, Samsung, LG e Electrolux. Confira avaliações na internet e também como funciona a assistência técnica de cada uma delas – você não sabe quando poderá precisar arrumar a sua querida máquina.






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS