Conheça e teste os dois melhores chatbots do mundo

Já bateu um papo com chatbots e achou incrível a experiência? Isso porque você ainda não conversou com os dois melhores robôs do mundo

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

Muitas empresas possuem chats não administrados por humanos, mas sim robôs que respondem perguntas previamente estabelecidas. São os chamados chatbots. A cada dia, essas tecnologias ganham espaço no universo corporativo e exibem interações quase semelhantes a de seres humanos. No entanto, nenhuma delas é próxima dos dois campeões mundiais quando o assunto é chatbot.

Esse campeonato mundial é o Loebner Prize, uma competição de inteligência artificial por meio da interação com máquinas via chat. Empresas e universidades são os competidores cujo prêmio é um cheque no valor de US$ 100 mil.

A escolha é feita por meio do chamado teste de Turing – um a homenagem a Alan Turing, considerado um dos pioneiros nos estudos de inteligência artificial. O teste é simples: humanos conversam via chat com essas inteligências e, no fim, dizem se estão convencidos (ou não) de que tiveram um papo com uma máquina ou se teclaram com uma pessoa de carne e osso – sim, o teste inclui seres humanos. No fim, cada inteligência recebe uma nota e o vencedor é a máquina com mais pontos.

Mitsuko

No ano passado, a campeã foi Mitsuko, uma simpática inteligência artificial de 18 anos e que fala sobre os mais variados assuntos. Se for preciso, ela exibe fotos e até vídeos para exemplificar o seu argumento na interação com um humano.

Mitsuku

Um dos trunfos de Mitsuko é que não importa se você interrompa o assunto e retorne ao bate-papo depois de três dias. Ela vai se lembrar de você e o chamará pelo nome, inclusive fazendo referência a última conversa. Loucura?

Acesse o link e converse (em inglês) com Mitsuko. O programa exige que você desbloqueie o uso do Flash do seu navegador. Teste a inteligência AQUI.

Rose

A segunda colocação ficou com Rose. No entanto, a temperamental inteligência é uma bicampeã da competição, tendo levado os títulos dos anos de 2014 e 2015. À primeira vista, o chat não apresenta nenhuma sofisticação e possui um aspecto bem rudimentar. No entanto, a conversa com Rose é realmente impressionante. Ela, inclusive, mente ao dizer que não é uma inteligência artificial, mas um ser humano como qualquer outro.

Rose

Além disso, ela ainda conta piadas e fala sobre qualquer assunto. Quer se arriscar em uma conversa com Rose (em inglês)? Acesse o link AQUI.