A inovação é uma questão de cultura – e a Movile tem de sobra

Durante o Whow! Festival de Inovação, os participantes tiveram a oportunidade de imergir nos valores de um dos grandes cases brasileiros de sucesso

Nos últimos anos, grandes nomes do empreendedorismo brasileiro foram ganhando cada vez mais espaço nas notícias. Nosso ecossistema está conseguindo enxergar protagonistas e atores com carreiras muito promissoras. A Movile é um desses casos. De origem brasileira, a empresa hoje é líder em marketplace e já possui atuação internacional.
No escritório da organização, em São Paulo, é possível vislumbrar seus ideais por todos os cantos. Gente, Foco no Cliente, Inovação, Resultados, Meritocracia e Ética. Os talentos são essenciais para o sucesso da marca, o cliente é a baliza para todos os projetos darem certo, a inovação é o combustível, uma busca incansável. E mais: os resultados são uma verdadeira obsessão. Durante a Visita Criativa realizada durante o Whow!, perdemos as contas de quantas vezes os resultados ou as variáveis dele foram mencionadas.
“Nosso sonho é mudar a vida de 1 bilhão de pessoas para melhor a partir das nossas aplicações”, destaca Luciana Carvalho, head de people da empresa. A cada métrica alcançada, os times abrem um champanhe e guardam a rolha com a data e o resultado alcançado. A coleção fica lá, na parede, para inspirar a todos, todos os dias.

Ambiente acolhedor

O escritório colorido faz menção aos negócios conduzidos pela Movile. Os mais famosos são o iFood e o Play Kids, maior plataforma de ensino infantil do mercado. Os talentos da empresa compartilham um grande ambiente aberto, onde ninguém tem uma sala específica. As ideias fluem por todos os lados.
As referências mais bacanas são aquelas que valorizam o pessoal e a cultura da empresa. Os talentos de destaque recebem uma caricatura de super-herói pelo seu grande feito. Uma das “esquinas” do escritório traz uma grande “árvore da inovação”, com todo o processo necessário para novas ideias florescerem.

“Buscamos pessoas apaixonadas e empoderadas. Damos autonomia para o time conduzir suas tomadas de decisão e deixamos sempre claro que os erros são parte do processo”, destaca Luciana.

Compartilhar e sonhar

Um mural também é bastante chamativo: a empresa tem um local para os profissionais compartilharem seus sonhos. Afinal, a empresa começou a partir do sonho de seu criador – e continua seus passos baseados em outras aspirações. Além de impulsionar o compartilhamento de ideias e ideais, o mural é uma forma de apoiar as pessoas a correrem atrás dos seus objetivos. Afinal, quanto mais pessoas sabem, maiores são as “cobranças” (de uma forma positiva).
A grande lição dessa vivência é entender o potencial de uma cultura forte – com valores definidos e compartilhados por todo o time. O clima na Movile é de concentração, foco nos resultados, inquietação pelas propostas. Todos têm acesso aos resultados diários, que ficam acessíveis em televisões pelo ambiente. A inspiração mora em cada pedacinho do espaço – e impulsiona o talento e a garra dos profissionais. Uma grande lição para as empresas.
A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica NOVAREJO, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe acobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!






ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS