Inovação palpável: as possibilidades da impressão 3D

A empresa nacional Modefer construiu sua história com fundições industriais e hoje abraçou o mercado de modelagem e impressão 3D. Conheça

A tecnologia carrega tantas possibilidades que, muitas vezes, não conseguimos ter noção de seu horizonte. Durante o Whow! Festival de Inovação, tivemos a oportunidade de conhecer a Modefer, empresa especializada em modelagem e impressão 3D. Em uma experiência única, fomos do industrial ao artístico em apenas alguns passos.

A empresa começou sua trajetória há 30 anos e é altamente especializada em peças industriais e automotivas. As hélices de motores automotivos e embreagens do mercado nacional, por exemplo, são, em sua maioria, produzidas no espaço da empresa localizado em Barueri (SP).

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Todo o processo é altamente robotizado. As peças são produzidas em grandes máquinas exportadas e cada ato é programado em softwares específicos para cada produto. As peças projetadas e produzidas por modelagem 3D são, ao final, fundidas de acordo com o material necessário – em sua maior parte, alumínio.

Em casos em que o molde não existe, a organização faz a chamada engenharia reversa – um scanner específico faz a varredura de cada detalhe do produto desejado, passa todas as informações para o programa especializado para, então, passar pela lapidação até o processo final. Cada detalhe do processo importa.

Lapidação

É interessante destacar que a expertise da empresa com modelagem e impressão 3D foi adquirida com a mão na massa. Quando a técnica e os maquinários chegaram por aqui, não existia nenhuma base teórica. Portanto, a organização e seus profissionais passaram a estudar no dia a dia, praticamente formatando um laboratório de testes dentro da operação. Muitas das peças de heróis e personagens da ficção foram produzidas com esse objetivo: estudo e verificação de técnica. Inovação na prática.

Linha artística

A linha industrial é a que confere a liderança de mercado da Modefer. Nos últimos cinco anos, ao mesmo tempo, o criador da empresa resolveu dedicar-se à sua veia artística. Hermes Santos viu grandes possibilidades na impressão 3D. Atualmente, produz peças diferenciadas e está, inclusive, com uma exposição em andamento.

Suas criações têm inspirações diversas: animais aquáticos, pássaros e até anjos e o deus hindu Ganesha. O espaço da criação é totalmente livre. Os próximos projetos envolvem também peças mobiliárias e enfeites conceituais. Tudo aproveitando a modelagem e a impressão 3D, que domina já há tanto tempo.

Confira algumas obras:

[masterslider id=”55″]






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS