Procon-SP divulga pesquisa de preço para o dia dos pais

A Fundação Procon-SP visitou algumas unidades paulistanas das principais varejistas do País. Entre outros dados, o levantamento mostrou que um barbeador tinha uma diferença de preço superior a 84%

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

As principais lojas virtuais e redes de varejos físicas do país deram início a corrida para do dia dos pais. Infelizmente, as projeções econômicas apontam para uma data comercial com menos vendas – ou um consumo mais comedido. Assim, a lembrancinha deve predominar este ano e a quantidade de presentes mais robustos, como é o caso do smartphone, deverá ser menor.

Pensando nisso, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, decidiu dar uma mãozinha para o consumidor. O órgão realizou pesquisa de preços de grills, sanduicheiras, churrasqueiras elétricas, barbeadores elétricos, máquinas de cortar cabelo e/ou aparador de pelos e smatphones – ou seja, os clássicos na preferência dos papais. O objetivo é oferecer uma referência de preço ao consumidor através dos preços médios obtidos dentro da amostra.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Ao todo, foram visitados, entre os dias 17, 18 e 19 de julho, oito estabelecimentos comerciais distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo. Na pesquisa, alguns resultados chamaram a atenção do órgão. Os fiscais chegaram a encontrar uma diferença de 87,61% no preço do barbeador elétrico Shaver PBA03 da Philco: em uma loja a mercadoria saia por R$ 149,90, enquanto em outro estabelecimento tinha um custo de R$ 79,90.

Do total dos itens comparados, o estabelecimento Fast Shop foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (11 produtos).

A coleta de preços foi realizada em lojas físicas e para comparação e divulgação foram selecionados somente os itens encontrados em três ou mais estabelecimentos: com a condição de serem exatamente da mesma marca e modelo. A amostra final totalizou 40 produtos.

Confira a pesquisa completa AQUI.

Dicas

Pesquisar em lojas virtuais é uma boa alternativa para analisar as características do produto, os modelos presentes no mercado e as diferenças e vantagens oferecidas por cada um, bem como o preço praticado.

Tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas o consumidor deve verificar se o estabelecimento oferece desconto para o pagamento à vista. Na compra virtual, verificar ainda o valor do frete.