Menos de 5% dos brasileiros tem hábitos saudáveis, diz Proteste

A entidade de defesa do consumidor produziu um estudo sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. A boa notícia é que priorizamos a comida feita em casa

Shutterstock

 

Uma pesquisa produzida pela Proteste (Associação de Consumidores) avaliou os hábitos alimentares dos brasileiros. Ao todo, 2,4 mil pessoas de diferentes regiões do País foram entrevistadas e o resultado não é nada animador. Os dados mostram que 4% dos brasileiros têm hábitos saudáveis.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O levantamento da Proteste mostra que as grandes maiorias dos consumidores entendem a importância em comer bem e fazer exercícios (80%, de acordo com a pesquisa). Por outro lado, eles revelam algumas barreiras para a vida saudável. Em primeiro lugar apareceu à falta de dinheiro (57%), seguido da indisponibilidade de tempo (36%). Os entrevistados esbarram, ainda, em questões como não resistir a alimentos pouco saudáveis (37%) e acham difícil demais mudar os hábitos alimentares (28%).

Sem atividade física

A PROTESTE apurou também que 40% dos entrevistados não fazem exercícios físicos diários. Outro hábito nada saudável é que 49% dos entrevistados comem enquanto veem TV e 22% enquanto usam o celular, de cinco a sete dias na semana, atrapalhando a boa alimentação.

Um dado animador, já que a comida feita em casa pode estar entre as mais saudáveis, é que 83% dos respondentes fazem refeições preparadas em casa, de cinco a sete vezes por semana, principalmente por dificuldades financeiras. Por fim, a Associação descobriu que 64% comem fora ou pedem comida pelo menos uma vez por semana. Sobretudo homens até 63 anos, e com boa situação financeira. Para os que gostam de sair, a dica é escolher pratos que contenham legumes e frutas, pedir fruta para a sobremesa, e beber sucos naturais sem açúcar.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS