3 aplicativos especiais para te ajudar a manter o foco no trabalho

A produtividade está baixa? Sem foco? Não se preocupe! A NOVAREJO separou três apps e (um bônus!) para te ajudar a concentrar. Confira

Tem dias que não tem como: é a notificação nas redes sociais, algo legal que passou e dá uma bela foto ou o grupo do WhatsApp que está ainda mais animado. Todas as coisas parecem ser mais interessantes do que você tem para fazer.
Com a falta de foco, é normal acabar o dia frustrado, atolado de coisas que você não fez e que terá que se redobrar no dia seguinte para fazer. Se você se identificou com essa situação, não se desespere, essa reportagem é para você.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

1. Foco sustentável

A sua atenção pode ajudar o mundo. É com esse slogan que o aplicativo Forest: Stay Focus tenta convencer os usuários a se manterem focados em suas tarefas do dia a dia enquanto ele planta árvores virtuais na tela do celular.
Ao abrir o aplicativo sedento de ajuda para se manter focado, o usuário determina no app quantos minutos (ou horas) precisa ficar longe do celular. A partir de então, o cronometro começa a rodar e a pequena muda de planta começa a brotar, crescer e no fim vira uma árvore robusta.
Cada vez que o usuário decide focar uns minutos longe do smartphone, uma árvore nasce em sua minifloresta virtual dentro do aplicativo, que pode ser comparado com outros dias.

Broncas

“Continue focado!” Essa é apenas uma das várias broncas que você receberá se tentar pegar o celular. “Coloque a tela do celular para baixo”, “Volte para o trabalho”, “Me deixe!” e “Pare de trapacear” são outras puxadas de orelha que o aplicativo dá caso você se esqueça e, bem, pegue o celular antes do tempo estipulado.
Mas caso não tiver jeito e você pegar no celular, não se preocupe, o aplicativo não será bonzinho e vai te punir por isso. Na tela do smartphone verá a sua árvore seca e morta, cujos galhos secos permanecerão na floresta virtual, lembrando você que naquele momento não houve foco o suficiente.

Vida real

A cada árvore concluída, o usuário ganha moedas para adicionar na sua carteira virtual. Quanto mais longa for o seu período de foco, mais moedas você ganha. Com elas, é possível comprar outros tipos de plantas e árvores – há modelos que variam de pequenos arbustos a casas na árvore.
Quanto atingir 2.500 moedas é possível ainda plantar uma árvore de verdade, no mundo real. Isso ocorre devido à parceria da empresa com a ONG Trees for Future que apoia e investe no reflorestamento na África.
Para estimular a você plantar de verdade, o próprio aplicativo faz uma contagem de quantas mudas reais já foram plantadas graças ao foco dos usuários. Na tarde desta quinta-feira (17), o número já ultrapassava 1,6 bilhões de mudas.
É possível fazer o download do Forest para o celular tanto pela Apple Store quanto pelo Google Play. Os celulares da Apple precisam desembolsar US$ 1,99 para baixá-lo.
E quem pensou que pode burlar o sistema no computador, saiba que há extensão do aplicativo disponível para o Google Chrome, com a mesma característica do aplicativo.

2. Nem tente!

Se a plantação de árvores na África não toca seu coração o suficiente para largar o bate-papo nas redes sociais, o aplicativo ClearLock: Block Distractions pode ser a solução para o seu problema.
A função dele, como diz o próprio nome, é bloquear aplicativos do seu celular para evitar possíveis distrações. Para isso, basta selecionar quais apps entram na lista negra e por quanto tempo. Assim, o dispositivo evita que você use Facebook, WhatsApp, Instagram e qualquer outra rede social que tome seu tempo.
O tempo mínimo de travamento é de 10 minutos e o máximo de 3h. Ao contrário do Forest, não há nenhuma outra interação deste app além de bloquear os outros dispositivos do seu celular.
O ClearLock está disponível apenas para Android, na versão gratuita. O aplicativo só funciona em inglês.

3. Pomodoro digital

A técnica do Pomodoro, que estipula 25 minutos de foco total seguido de poucos minutos obrigatórios de descanso, é conhecida e aplicada há anos tanto para estudos quanto para trabalho. Muitas pessoas usam o alarme do próprio celular para cronometrar os momentos o que pode ser uma bela tentação para quem quer procrastinar.
O Brain Focus Productivity é um aplicativo que digitaliza a técnica do Pomodoro. É possível definir qual tarefa você vai fazer – estudar, trabalhar ou deveres domésticos – e iniciar o cronometro.
As informações são armazenadas no próprio aplicativo, assim o usuário pode acompanhar quantos minutos usou para ficar focado ou relaxar.
O Brain Focus está disponível tanto para celulares Android quanto iPhone, ambos gratuito.

Bônus!

Já está mais do que comprovado que a meditação traz grandes benefícios para a mente das pessoas. Mas com o dia a mil por hora pode ser difícil fazer a mente parar parar prestar atenção apenas na própria respiração.
Há dezenas de aplicativos gratuitos que ajudam na meditação. Entre os mais famosos está o Insight Timer, um aplicativo que funciona como guru de prática e rede de incentivo de meditação entre praticantes.
No app é possível fazer centenas aulas de meditação guiada (inclusive em português do Brasil!), cronometrar o tempo para praticar sossegado, músicas relaxantes e mantras específicos para meditação.
O Insight Timer está disponível tanto para iOS quanto para Android, ambos gratuitos.
Bem… Não há desculpas agora, né? Vá se concentrar!




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS