Pesquisar
Close this search box.
/
/
Veja o que fazer para seguir a profissão de Youtuber

Veja o que fazer para seguir a profissão de Youtuber

Ser Youtuber é a profissão dos sonhos de muitos Millennials, mas poucos sabem que a atividade exige estratégias e deve ser encarada como negócio. Conheça

Quando perguntadas sobre qual atividade querem exercer no futuro muitas crianças respondem “Youtuber”. De fato, a criação de canais em uma das plataformas mais populares do mundo tem sido almejada por muito gente, mas poucos sabem o que é preciso fazer para que a atividade não pareça amadora.

O CONAREC 2017 reuniu youtubers e especialistas no tema para debater a profissão e o impacto dela nas estratégias de comunicação das marcas. “Ser um criador de conteúdo é um negócio e quando você faz isso você é um empreendedor. Essa profissão precisa ser encarada dessa forma. Foi-se o tempo de contar com a sorte”, disse Kátia Damasceno, gerente de Social Media da Fess’Kobbi Comunicação. Segundo ela, hoje, existem 422 mil pessoas criando conteúdo em vídeo para o Youtube, Instagram e Facebook.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

1. Encare como um negócio

Uma das primeiras atitudes de quem quer ser um Youtuber é encarar a atividade como um negócio. “Precisa ter um mindsest de empreendedor e ter um plano de negócios para pensar em como atrair pessoas e público para o canal”, disse Mirela Kosminsky, head de Influencers da rewardStyle. “Precisa produzir um conteúdo com qualidade técnica e pensar em estratégias para que isso seja uma profissão e um negócio”, avaliou.

2. Invista

Acreditar que basta um vídeo de celular para o negócio dar certo é a fórmula certa para a irrelevância no canal. Hoje, tem mais visibilidade quem produzir vídeos relevantes e bem produzidos. E isso requer investimentos. “Hoje em dia é tudo muito profissional e para quem quer levar isso como profissão e negócio precisa ter um mínimo de investimento. Não dá para começar para ganhar dinheiro”, disse Bruna Munhoz, blogueira e Youtuber do canal Vaidosa e Feminina. Ela criou o blog há quatro anos, mas apenas há dois vive somente do canal. “Leva muito tempo para ter retorno do investimento”, contou.

3. Tenha personalidade

Mais do que criar um canal, é preciso criar uma identidade e personalidade próprias no Youtube – só assim para chamar a atenção em meio a tanto conteúdo em vídeo. Isso significa atender a um nicho desassistido. O canal infantil Ticolicos conseguiu encontrar seu espaço no Youtube. Com 62 mil inscritos, o canal fala de forma delicada e bem humorada com os pequenos, utilizando personagens. Acompanhar esse público é tarefa difícil, afirmou Bruno Fiasqui, diretor geral do canal. “Produzimos conteúdo há quatro anos e vemos que a criança consome esse conteúdo cada vez mais cedo”, afirmou.

4. Acompanhe o seu público (de olho nos dados!)

O que a Ticolicos faz é acompanhar as mudanças dos pequenos e estruturar um diálogo que eles entendam. Essa é a tarefa de todo Youtuber. “A linguagem vai mudando com o tempo e é preciso entender o que o público espera”, afirmou Kátia. “Não tente atingir todo mundo. É importante olhar para os dados”, considerou Mirela.

5. Mantenha a proximidade

“Muitas pessoas deixam de se identificar com o conteúdo de celebridades e começam a buscar informação com aquelas pessoas que estão mais ao alcance”, considerou Bruna. O segredo do sucesso de muitos canais é a proximidade que eles conseguem manter com o público-alvo. Quanto mais real for essa ponte, melhor.

6. Mantenha o sentido

À medida que alguns canais ganham inscritos e crescem, é natural que muitas empresas se interessem em fazer algum tipo de ação com esses influenciadores. Aqui o cuidado é grande. É preciso que essas parcerias façam sentido para os expectadores. Caso contrário, o influenciador perde a credibilidade com o público. O papel das marcas nesse ponto também é relevante. “A marca precisa entender o trabalho do influenciador. É ele que sabe o que funciona no canal dele. Ele precisa ter a liberdade de co-criar com as marcas para melhores resultados”, considerou Kátia.

7. Foque no engajamento

Claro que número de seguidores é importante, mas ganha relevância no canal quem conseguir também ter altos níveis de engajamento com o público. “O mercado está acostumado com a compra de mídia e isso abre uma discussão, que é a diferença entre mídia e influência. Influência é sobre contato humano”, disse Kátia. “É uma construção de longo prazo e de proximidade do público”, considerou Mirela. A conversão, mais do que audiência, é importante KPI para quem quer entrar neste negócio.

Confira aqui a cobertura completa do CONAREC 2017, que tem como tema “Somos todos Millennials”

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]