Fabricante de Veja cria laboratório para varejistas

A Reckitt Benckiser, detentora das marcas Veja, Vanish e SBP, criou um laboratório para varejistas. A ideia é realizar uma série de pesquisas com foco no aprimoramento das vendas no mercado

Suellen Pinheiro e seus dois filhos, Kaique e João. (Foto: Douglas Luccena)

A Reckitt Benckiser, detentora das marcas Veja, Vanish e SBP, criou um laboratório feito para varejistas. Dentro do novo espaço, os colaboradores passam por uma simulação do ponto de venda físico, como se fossem comprar em um supermercado.
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O espaço foi criado em abril deste ano e foi batizado de “Retail Lab”. Em média, a loja modelo recebe periodicamente 30 colaboradores para avaliarem as novidades da companhia que entrarão no mercado. Por meio de testes sensoriais, entrevistas e pesquisas, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da RB prevê a aceitação do mercado quanto à embalagem do produto e seu posicionamento na gôndola.

Instituto de pesquisa

Um dos grandes diferenciais do Retail Lab é a rapidez na produção de informações que podem ser vitais no ponto de venda. Uma pesquisa de produto geralmente leva três meses para ser feita, passando entre o campo, a consolidação e a aprovação. No Retail esse processo demora 15 dias. Outra inovação do projeto está em como ele acontece.
“As marcas geralmente testam seus produtos utilizando realidade virtual e planograma (representação gráfica ou desenhada do posicionamento de um produto), enquanto que a RB tem como objetivo sair da simulação virtual e trabalhar como se fosse um instituto de pesquisa”, afirma Talita Aguila, gerente da categoria e Shopper Insights da RB Brasil.
“Desenvolvemos esse modelo aqui no Brasil devido à estrutura e a necessidade que tínhamos internamente. A ideia se mostrou muito funcional, já que, quando não está em teste, o espaço é utilizado como loja de produtos RB aos funcionários (RB Market). O que também nos traz muitos insigths sobre gestão de estoque, top produtos e comportamentos de compra”, conclui Talita.

Crédito: Reckitt Benckiser/ divulgação

O caso Vanish

O objetivo do RB Market é fortalecer sua expertise e o desenvolvimento de inovações e atividades mais alinhadas com os shoppers e varejos. Esta é uma forma econômica e dinâmica de levantar as oportunidades quanto ao comportamento de compra dos consumidores em relação aos produtos, materiais de ponto de venda e recomendações de exposição e planogramas.
Um dos casos de sucesso do laboratório de pesquisas da RB aconteceu com a marca Vanish, de alvejantes sem cloro. Por meio das respostas adquiridas dentro do Retail Lab, os gerentes da marca perceberam que o público tinha muitas dúvidas sobre como utilizar os produtos de maneira correta. Com isso em mente, um novo texto, mais didático, foi criado para os profissionais que fazem demonstração dos alvejantes nos pontos de venda.




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