Qual o futuro dos programas de fidelidade?

Executivo de varejo da rede Ipiranga comenta os novos caminhos dos programas de fidelidade; um dos segredos é ir muito além do acúmulo de pontos

Por: - 2 anos atrás

Os programas e fidelidade vivem um dilema: o acúmulo de pontos já não atraí tanto assim os novos consumidores. A justificativa é parte das estratégias da rede Ipiranga para este serviço. Na visão da empresa, uma nova abordagem para os programas de fidelidade é ir além da troca de pontos, explorando benefícios de alto valor percebido. Mas o que significa isso?

Segundo Andre De Stefani Gonçalves, head executivo de desenvolvimento de varejo da rede Ipriranga, basicamente é proporcionar novas experiências para os participantes. “Nós apostamos em novos caminhos como a personalização das abordagens, do conteúdo e das ofertas de benefícios para cada consumidor. Além, claro de acompanhar a mudança dos hábitos de consumo garantindo uma experiência cada vez mais fácil e agradável”, comenta.

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Diversidade como inovação

Diversificar e customizar os benefícios é um dos maiores valores percebidos hoje por clientes de um programa de fidelidade.  Na rede Ipiranga, seu programa “KM de Vantagens”, já engajou mais de 24 milhões de pessoas que viram valor no diferencial de sua proposta. “A cada ano, registramos um crescimento contínuo de adesões. São benefícios em mais de 150 parceiros, desde viagens a ingressos de shows, cinemas e de futebol, que é uma febre nacional”, explica Gonçalves.

De acordo com o executivo, não há uma receita ou um novo caminho específico, o importante é diversificar. “Para que os programas se mantenham relevantes, é preciso surpreender e oferecer soluções diversificadas”, pontua.

Cinco estratégias em programas de fidelidade para a nova geração de consumidores

Para a Ipiranga, conhecer a nova gerações de consumidores, atender as suas necessidades e surpreendê-los, são diferenciais essenciais para uma fidelização assertiva.

Veja algumas estratégias que a empresa destaca como fundamentais em programas de fidelidade para a nova geração de consumidores

Conheça seu novo cliente –  mapeia seu comportamento e estabeleça uma relação através de comunicação personalizada;

Esteja presente onde ele estiver – A nova geração de consumidores está sempre conectada através de diferentes plataformas;

Ofereça recompensas reais pela fidelidade – novas estratégias e parcerias devem criar ofertas reais para satisfazer este novo cliente o máximo possível;

Explore novos formatos – Entregas relevantes são aquelas de alto valor percebido. Os novos consumidores esperam isso através de novos formatos e não de um simples acúmulo de pontos.