Claro anuncia chegada de 4.5G em São Paulo e no Rio de Janeiro

Outras sete capitais de estados, além da cidade Campinas, também receberão nova velocidade de conexão até o fim do ano

Por: - 2 anos atrás

Shutterstock

A operadora Claro, controlada pelo grupo mexicano América Móvil, anunciou a ampliação da cobertura 4.5G no Brasil. Segundo comunicado da empresa, dez cidades terão acesso à nova velocidade, entre elas São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), até o fim do ano.

Com a expansão, a Claro contará com 11 municípios cobertos com a nova tecnologia – Brasília foi a primeira a receber o 4.5G.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Além das capitais paulista e carioca, os municípios que terão o 4.5G até dezembro serão Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Luís (MA) e Campinas (SP).

“A Claro está fortemente voltada a entregar a melhor experiência de serviços ao consumidor brasileiro e para isso tem um plano robusto de investimento para modernização e expansão de sua rede no país”, afirmou, em nota, Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

Velocidade dez vezes maior

De acordo com a operadora, a nova tecnologia pode alcançar velocidades médias dez vezes superior ao 4G convencional.

Isso ocorre porque o 4.5G se caracteriza por três requisitos técnicos: agregação de faixas, MIMO (Multiple Inputs Multiple Outputs) e Modulação Avançada 256 QAM.

“Seria como ampliar uma estrada com várias faixas de rolagem (carrier agreggation) e ainda ‘turbinar’ o fluxo com veículos mais rápidos e com maior capacidade de carga (com MIMO 4×4 e Modulação 256 QAM)”, diz André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro. “O resultado é um desempenho muito maior no tráfego de informações”.