3 Estratégias digitais para aumentar as vendas na Black Friday

As soluções de publicidade on-line já não podem ser mais consideradas como diferencial. Confira as dicas para alavancar as vendas durante a Black Friday

Shutterstock

Em um mundo cada vez mais conectado, o investimento em ferramentas de marketing digital cresce ano após ano. Conforme o estudo Digital AdSpend 2017, realizado pelo Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB), em parceria com a comScore, no ano de 2016 houve um aumento de 26% em investimento no setor em relação ao ano anterior, totalizando R$ 11,8 bilhões. O levantamento também estima alta de 26% para o ano de 2017.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Diante de montantes tão significativos, a tecnologia precisa apostar cada vez mais em capacidade de alcance e segmentação. E investir apenas em soluções de publicidade on-line já não pode mais ser considerado como diferencial. Com a proximidade da Black Friday, os lojistas redobram a sua atenção para fatores, como estoque, atendimento e logística. Porém, muitos deixam de lado oportunidades extras que podem ser criadas com a adoção de ações simples.
Confira três estratégias de marketing digital capazes de aumentar os resultados dos negócios na Black Friday

1. E-mail marketing

Alguns empresários tendem a acreditar que medidas que envolvam disparo de e-mails são ultrapassadas. Na realidade, esse tipo de estratégia é ainda uma das principais, em razão da facilidade de produção, o alcance personalizado – uma vez que os clientes que recebem são aqueles que aceitaram se inscrever para ter acesso a esse tipo de conteúdo – e a taxa de retorno.
Para a Black Friday, por exemplo, lojistas podem abusar do seu banco de dados para enviar promoções personalizadas de acordo com o histórico de compras ou a preferência de cada usuário, garantindo maior assertividade e fazendo com que sua marca seja lembrada.

2. Redes sociais

O marketing digital permite que os e-commerces se mantenham conectados com seus consumidores em tempo integral por meio das redes sociais. Essas ferramentas, quando utilizadas corretamente, têm o poder de aumentar exponencialmente o alcance da marca.
Vale tudo para engajar seu público, desde a utilização de brincadeiras e piadas que estão na moda até a produção de conteúdo mais elaborado e explicativo sobre produtos e serviços.
Além disso, ter um canal a mais para suprir as necessidades dos clientes é sempre bem-vindo. Afinal, cada visitante tem um perfil e gosta de ser atendido de forma personalizada e por um canal de sua preferência. Ao permitir a comunicação nas redes, o empresário nutre o relacionamento da marca com seus clientes, criando uma parceria duradoura e sólida.

3. Links patrocinados

As ferramentas de busca possuem diversas informações armazenadas em seus bancos de dados. A estratégia de criação de links patrocinados – anúncios pagos que aparecem como resultados de pesquisas – possibilitam a segmentação por sexo, idade, categorias de produtos, entre outros. A estratégia e o investimento nesse tipo de anúncio permite maior alcance das promoções, uma vez que a procura acontece dentro dos parâmetros definidos. O link patrocinado aparece nos primeiros resultados, gerando um alto volume de cliques e, consequentemente, conversão.
O marketing digital oferece inúmeras estratégias para atrair mais visitantes e aumentar as conversões. Tais ações são vistas como democráticas, por permitem baixos investimentos, nivelando os players do mercado e dando destaque ao trabalho bem executado.
*Francisco Cantão é sócio-diretor da Proxy Media Marketing Digital.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS