73% Dos brasileiros não conseguiram guardar dinheiro em agosto

O dinheiro continua curto para milhões de brasileiros. Levantamento feito pela SPC Brasil e CNDL mostra que maioria ainda não consegue economizar

Está sobrando dinheiro aí? Para a maioria dos brasileiros a resposta é não. Pesquisa feita pela SPC Brasil em parceria com a CNDL mostra que 73% dos brasileiros não conseguiram guardar nenhuma parte de seus rendimentos no último mês de agosto.
Apenas 20% dos consumidores conseguiram poupar dinheiro no mesmo período. A quantidade é considerada estável quando comparada aos meses de junho (21%) e julho (19%). O valor médio guardado foi de R$ 516.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O principal motivo entre os que não conseguiram economizar foi o fato da renda ser muito baixa (49%), seguido do desemprego (17%). Os imprevistos também foram apontados como motivos por 15% dos consumidores e outros 12% tem dificuldades de controlar gastos e poupar.

Razão

Entre aqueles que guardam dinheiro mensalmente o principal motivo é se prevenir contra imprevistos (36%), garantir um futuro melhor para a família (25%), precaução em caso de perder o emprego (25%) e a realização de algum sonho de consumo (20%). A aposentadoria também foi lembrada por 11% dos poupadores.
No entanto, 51% dos brasileiros que tem reservas financeiras sacaram ao menos uma parte no último mês. A principal razão (13%) foi a necessidade de pagar alguma dívida, 12% para pagar contas bancárias da casa e 11% para cobrir despesas extras.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS