De Cuba aos EUA: uma grande oportunidade de aprendizado

Dizem que todo aprendizado é bom – contudo, alguns são especialmente valiosos. A Consumidor Moderno identificou dois eventos nos quais vale a pena investir

Por: - 1 ano atrás

Shutterstock

Evolução é um tema que envolve aprendizado, experiências e, é claro, alguns investimentos. E, conforme o mercado consumidor avança, torna-se cada vez mais importante aprender sobre demandas – sejam elas de comunicação, de consumo, de tecnologia. Nesse sentido, é fundamental investir em cursos, seminários, workshops e experiências capazes de, de fato, ensinar a lidar com as novas realidades que nascer neste novo mundo –digital, conectado, interativo.

Nesse sentido, identificamos dois cursos que podem agregar (e muito) aos leitores da plataforma Consumidor Moderno. Um deles é o Seminário Issues and Trends in Marketing and Communications, oferecido pela School of Communication and Journalism da Universidade da Flórida. Com a duração de duas semanas (dez dias úteis), ele acontecerá entre os dias 5 e 16 de fevereiro de 2018. Os horários serão fixos, ao longo desses dias – das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O local não deixa a desejar: o Seminário será realizado em Gainesville, na Flórida.

O planejamento do Seminário deixa qualquer profissional ansioso para participar: ocorrerão diversas atividades, como a apresentação de temas, conceitos e modelos de avaliação e gestão de Marketing e Comunicação; além de visitas técnicas a instituições como NASA, Disney, Agências de Comunicação Full Service e de Comunicação Digital.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Naturalmente, a Flórida e seu Seminário são uma opção imperdível para quem tem um pouco mais de tempo livre. Contudo, para quem procura uma opção mais simples, há também um curso em Havana, capital de Cuba. A cidade, simbólica por retratar a experiência de Cuba como um país que ficou fechado ao mercado externo por muitos anos, passa a ser mais do que um ponto turístico ao oferecer tamanha opção de aprendizado.

O evento sediado em Cuba será o IV Encontro Internacional Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018, e terá o tema Comunicação, Tecnologia, Inovação e Diversidade. Promovido pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), junto à Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e à Universidade das Ciências Informáticas de Cuba (UCI), o evento ocorreu, nos anos anteriores, no Brasil e em Cuba.

O objetivo do encontro, que contará com o apoio das instituições UNESCO, UNICEF e União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) tem nobres objetivos:

1. Promover um espaço para a articulação e troca de experiências sobre os temas de criatividade, inovação, comunicação e marketing no contexto dos projetos educativo-culturais, comunitários e organizacionais, dentro e fora da Internet;
2. Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nessas áreas e projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre o aporte desses temas ao desenvolvimento humano;
3. Promover a reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (criatividade, inovação, comunicação, marketing) para o desenvolvimento das comunidades e seus projetos culturais responsáveis, por meio da produção e socialização de ações que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação (TCI);
4. Discutir experiências inovadoras através de visitas a comunidades que hospedem projetos culturais comunitários, assim como analisar a possível contribuição das novas tecnologias.

Formas de participação

O encontro que será realizado em Havana foi concebido inicialmente para alunos e ex-alunos do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP. Contudo, passou a aceitar também outros estudantes, além de professores e pesquisadores de outros cursos e universidades. Profissionais do mercado, artistas, funcionários públicos, gestores de projetos e demais interessados em conhecer como é a prática da comunicação e do marketing focada em fatores socioculturais em outros países também serão bem recebidos.

O encontro considerará diversos formatos de participação: apresentação de trabalhos individuais; apresentação de trabalhos em painéis organizados em grupos de trabalho; conferências e comunicações; mesa redonda; apresentação de livros, cartazes ou outros meios de comunicação; peças e obras de arte sobre o tema e participação como delegado ou ouvinte (nesse caso, é descartada a apresentação de trabalhos ou peças.

Além disso, os participantes receberão dois certificados – um da ECA/USP, outro da FCOM da Universidade de Havana.

Falando sobre números

Naturalmente, é necessário fazer um investimento para participar dos cursos em questão. Confira valores, condições e parcerias.

IV ENCONTRO INTERNACIONAL CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING E COMUNIDADE

Para os que pagarem até o 30/11/2017 o valor da inscrição será de 200,00 CUC (moeda cubana) ou seu equivalente em dólar. Após o dia 30 de novembro, os valores mudarão. Quem pagar após essa data deverá arcar com o valor de 300 CUC.

Em ambos os casos, o valor será dividido em duas partes: metade deve ser depositada na conta da MitsuruYanaze e Associados, para garantia de presença, e a outra metade deverá ser paga no ato da inscrição, já em Cuba, no dia 30/01/2018. A inscrição inclui a participação em todas as atividades do programa científico do IV Encontro, pasta com materiais do evento, informações sobre os temas e  Certificado de participação no evento Internacional.

Além do investimento no curso, os interessados poderão também investir em um pacote turístico. Nesse caso, a partida (de São Paulo) acontecerá no dia 28 de janeiro e o retorno será em 3 de fevereiro. Estão incluídos serviços e produtos como passagens aéreas, translados, acomodação, entre outros. O visto para Cuba, porém, não está incluído e é responsabilidade do aluno obtê-lo.

Os interessados podem se comunicar com o Prof. Dr. Felipe Chibás, por meio do endereço de e-mail chibas_f@yahoo.es.

SEMINÁRIO: ISSUES AND TRENDS IN MARKETING AND COMMUNICATIONS

Custos totais, com base em 15 participantes:

A inscrição, no valor de R$ 800, deverá ser paga à Mitsuru Higuchi Yanaze & Associados

Bradesco
Agência: 0156-2
Conta Corrente: 163583-2
Esse pagamento concretizará a formalização da inscrição, até 15 de novembro de 2017. Ainda assim, é fundamental comunicá-lo para jocasfi@uol.com.br

Caso prefira efetuar o pagamento à Universidade da Flórida, o valor será de US$ 2.000 e deverá ser pago em Cartão de Crédito ou em notas, no dia do início do curso.

Há outros serviços disponíveis, incluindo estadias nos hotéis Hotel Homewood Suites by Hilton e Hotel Rose Inn at Point Orlando, com valores que vão de US$   2.698,23 a US$  3.573,23. O pagamento pode ser feito em até 10x sem juros – em reais –, via cartão de credito.

Além disso, os participantes precisam verificar se o passaporte está dentro da validade – com seis meses da data de retorno –; o Visto Americano – se já o tem, se está dentro da validade e, caso não possua, é necessário iniciar o pedido o quanto antes.

Caso o participante já tenha um seguro viagem, serão deduzidos US$ 96 do pacote. Além disso, quem emitir a passagem com milhas poderá deduzir US$  1181 do total.

Nos valores listados está incluído o rateio dos custos de viagem de dois professores que acompanharão o grupo. Caso o participante decida providenciar passagens diretamente, deverá participar do rateio, e o valor deverá ser definido pela agência. A parte terrestre deverá ser realizada em conjunto.

Os interessados podem se comunicar com:

Prof. Dr. Leandro Yanaze – leyanaze@yahoo.com
Prof. Ms. João Castanheira Filho – jocasfi@uol.com.br
Agência DIVATUR – divatur@uol.com.br

Quer participar dos dois?

A melhor notícia é que o evento que ocorrerá em Havana foi concebido justamente para que interessados possam continuar viagem para Orlando – para o Seminário organizado pela Universidade da Flórida. Ou seja, se você tem disponibilidade para participar de ambos, será bem recebido pelos organizadores.

É oferecido um serviço aéreo, inclusive, para quem escolhe essa opção. O voo será feito pela American Airlines, dentro das seguintes condições:

Forma de pagamento:   até 5x sem juros – em reais – em cartão de credito.
Este valor será deduzido do valor total do pacote e a American Airlines exige comprovação para os passageiros brasileiros que irão a Cuba.

Voos:
São Paulo/Miami/Havana
Havana/Miami/Orlando
Orlando/Miami/São Paulo

Tarifas:
Valor total da passagem – US$ 1.186,00
Taxas de embarque – US$ 170,80  –
Total – US$ 1.356,80