Pague a sua compra na Dafiti com uma selfie

Parceria da varejista com Santander e Mastercard resultou na criação de pagamentos por reconhecimento facial ou uma simples selfie

Por: - 2 anos atrás

Crédito: Shutterstock

O ato de tirar selfies é cada vez mais comum na vida de milhões de donos de smartphone. Agora, com o crescimento de modelos de pagamento por meio de reconhecimento facial, essa mesma selfie servirá como uma senha de pagamento. A varejista eletrônica Dafiti é a mais nova empresa a adotar esse método.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Isso foi possível por conta de uma parceria com o banco Santander e a Mastercard. Na fase inicial do projeto, 120 mil clientes da Dafiti serão convidados para utilizar a tecnologia do Identity Check Mobile. Além do reconhecimento facial, a biometria digital também estará à disposição.

Em um primeiro momento, apenas correntistas Santander poderão fazer as compras. No piloto, os clientes convidados farão o download do app ID Check e cadastrar os dados biométricos – a digital e uma selfie.

Após esse passo, poderão fazer compras normalmente com um cartão de crédito ou débito do Santander. No fim da compra, no entanto, receberão uma notificação para autenticar o pagamento por meio da biometria.

“A autenticação de transações online com o uso de biometria é um passo que nos mantém à frente no processo de transformação digital no mercado de meios de pagamentos”, afirma Rodrigo Cury, superintende executivo de Cartões do Santander.

Até o primeiro semestre de 2018, a ideia é que esse mesmo modelo de pagamento esteja incorporado ao aplicativo Way, do Santander.

Movimento global

A tecnologia que está sendo implantada em conjunto pelas três empresas não é tão nova assim. Na verdade, a Mastercard já implementou em 14 países antes do Brasil, todos na Europa e na América do Norte. E a popularização desse tipo de método é uma meta global para a empresa de pagamentos.

“A Mastercard trabalha para que a experiência de pagamento das pessoas seja a mais simples, segura e inteligentes em qualquer lugar e ponto de venda”, afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.