Em janeiro de 2017, o espanhol Luis Gutiérrez se tornou o principal executivo da área de automóvel, seguros gerais e affinities do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, também conhecido como BB e Mapfre. Os doze meses já ajudaram Gutiérrez a entender o complexo mercado brasileiro. Isso, no entanto, não aconteceu sem ter um estilo de gestão mais aberto.
O executivo abraçou a ideia de ser um exemplo para os seus funcionários. No caso da BB e Mapfre, isso é mais do que necessário. Cerca de 65% da empresa é formada por jovens das gerações Y e Z. E esses profissionais precisam estar inspirados para render mais.
Segundo um levantamento da Bain & Company, um colaborador inspirado é 125% mais produtivo do que um funcionário apenas satisfeito – algo ainda mais comum entre os jovens.
Confira, a seguir, a entrevista de Gutiérrez, a primeira do especial de liderança da Consumidor Moderno. Nas próximas semanas, você acompanhará diversas entrevistas com grandes executivos do mercado brasileiro a respeito de gestão, motivação de equipes e até mesmo conflito de gerações.
CONSUMIDOR MODERNO – Como o sr. avalia o perfil do executivo de hoje?
Luis Gutiérrez – Hoje as mudanças ocorrem a todo momento e de forma cada vez mais rápida. Como os ciclos de mudanças são mais curtos, é necessária a renovação recorrente. Dentro deste contexto, o líder tem o desafio de antecipar as tendências e trazer a corporação sempre para o futuro.
CM – Conversa é mais efetiva do que ordens?
LG – Todo esse processo requer diálogo, diversidade e muita observação. Sem dúvida, a conversa é mais efetiva e também essencial para potencializar a participação ativa das equipes. É impossível parar um time que acredita nos mesmos sonhos que o seu líder.
CM – Como o sr. se enxerga como principal executivo na questão de liderança?
LG – Temos o papel de liderar a empresa para o melhor caminho e, para isso, é preciso contar com os talentos que compõem a organização. Uma gestão aberta ao diálogo, que prega a diversidade – por meio da integração entre todos, incluindo gerações, gêneros etc. – é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. No grupo, prezo pela conexão com todos.
CM – Como define o seu trato com os funcionários?
LG – Integro um dos grupos de debate do Conselho de Diversidade – iniciativa interna que tem como objetivo fortalecer a cultura de respeito às diferenças. Também participo do programa de mentoring reverso – ação que permite que jovens talentos levem conhecimento e informações para profissionais sêniores da seguradora.
Ainda tenho relacionamento com os diversos públicos como prioridade – programas como o “Falando com o Presidente” e “Colaborador de Destaque” são excelentes espaços para o compartilhamento de conhecimentos e visões. Portanto, é fundamental a capacidade de criar laços e desenvolver equipes. Sozinho é impossível trilhar qualquer trajetória de sucesso.
CM – Há algum líder em que o sr. se inspira? Qual seria?
LG – Minha mãe é meu grande exemplo. Foi ela que me ensinou a olhar nos olhos das pessoas, desde pequeno, independentemente da situação, e a zelar pelo meu nome em todas as circunstâncias.
CM – Em sua opinião, o perfil do líder mudou de um tempo para cá?
LG – Sem dúvida. A liderança tinha o papel de dar a palavra final sobre temas, exercendo um papel mais de chefe. Hoje eu tenho uma postura de ouvinte, observador e consultor, alinhando os diferentes pontos de vista. É lógico que o poder de direcionamento sempre caberá ao líder, mas a tomada de decisões ao longo do processo deve ser realizada pelos talentos que estão gerenciando e operacionalizando as ações. A autonomia é saudável e rentável para a organização e para os colaboradores. Digo sempre que é preciso parar de fazer grupos de trabalho. É preciso ter grupos para fazer.
CM – Quais são as características essenciais para um CEO, na sua opinião? E os principais desafios?
LG – O CEO não pode perder o poder de reinvenção, a confiança na intuição, visão de futuro e a capacidade de motivar os talentos. Sinto que tenho o papel de motivar, incentivar para que todos acreditem em suas habilidades e na sua capacidade de superar as conquistas. Por outro lado, essa característica também é um desafio minuto a minuto. É preciso muita observação de outros mercados e de diálogo com os públicos internos e externos, além de estudo constante.
CM – Como o sr. lida com o conflito entre gerações – e qual o seu trato como uma delas?
LG – Me motiva lidar com diferentes gerações. Por um lado, temos talentos com ampla experiência e expertise de atuação no mercado. Do outro lado, temos jovens que nasceram na era da internet e das soluções rápidas. Como presidente de uma empresa líder, mas que não nasceu na era digital, vejo que a união desses públicos é fundamental para realizarmos a transformação da organização para este novo cenário.
CM – Uma geração tem que ser tratada diferente da outra?
LG – Apesar disso, importante pontuar que a sociedade é composta por seres híbridos. Não existe o perfil essencialmente digital ou offline, pois agimos de formas diferentes de acordo com as ocasiões. Portanto, este momento é, ao mesmo tempo, um desafio e uma chance única. Nossa geração é a primeira a vivenciar estas questões e aproveitar as oportunidades está em nossas mãos.
CM – Como o sr. se preparou para assumir a cadeira de presidente?
LG – Eu sempre acreditei que dependia de mim, do meu esforço. Nasci em uma família de origem humilde e conquistei meu sucesso profissional com estudo, muitas horas de trabalho e perseverança. Sempre fui inconformado e nunca me abalei com as dificuldades que surgiram ao longo da trajetória, pois tracei minha meta e nunca desisti. Busco sempre cuidar para que essa energia se mantenha em mim e caminho todos os dias para conservar minhas conquistas e alcançar os novos objetivos. Acredito que tenho e ainda terei muitos desafios pela frente e estou muito feliz por ter a oportunidade de enfrentá-los.
CM – Como o sr. enxerga o líder do futuro? Qual é o perfil que o sr. espera?
LG – O líder do futuro será aquele que acredita na superação de desafios e conquistas, consegue engajar seus talentos para a constante renovação de conhecimentos, de forma a transferir essas características para o negócio, e nunca desiste diante dos fracassos. Outra característica fundamental é a capacidade de adaptação. Enxergo que será em um líder flexível, confiante e que age por meio do seu conhecimento para enfrentar os entraves do dia a dia, e não somente como forma definida de atuação, além de ser um profissional disponível para reagir com sucesso diante das questões diárias.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
1 – Nome Completo
2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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LEI APLICÁVEL
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