A ascensão da inteligência emocional

Como a inteligência emocional deverá ser trabalhada em um mundo cada vez mais tecnológico? Confira a reflexão da Berlin School of Creative Leadership

Por: - 10 meses atrás

Shutterstock

Atualmente, a inteligência emocional faz parte do mapa pessoal do líder de negócios moderno como nunca havia feito. Antes algo a ser deixado em casa, as emoções são o novo acessório indispensável para liderar com empatia no mundo complexo e colaborativo de hoje. O surgimento da inteligência artificial e do machine learning torna a inteligência emocional ainda mais importante – e, como a maioria das tecnologias transformadoras, isso é simultaneamente empolgante e assustador. Empolga, se considerarmos todas as maneiras em que nossas vidas vão melhorar, desde a organização do cotidiano até o diagnóstico de doenças. Mas que impacto isso terá nas interações sociais e emocionais das quais a mãe natureza depende?

Enquanto esse mundo de cognição eletrônica cresce, quais serão as características intrínsecas aos seres humanos que nos distinguirão das máquinas senão as emoções?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Uma máquina muito inteligente pode ser capaz de diagnosticar problemas complexos de negócios e recomendar ações para melhorar uma empresa, particularmente se as recomendações forem feitas a partir da assimilação de dados. Entretanto, será que ela poderia algum dia substituir a capacidade do líder humano de alinhar opinião, promover engajamento, lidar com políticas internas e externas ou identificar grandes talentos?

Assim como a capacidade de errar, são essas capacidades voltadas para o lado emocional que serão mais e mais buscadas nos anos que virão. O conjunto de habilidades que inclui saber influenciar, ter entendimento interpessoal, colaboração e empatia irá se tornar um diferencial; enquanto as inteligências artificiais vão assumir, no futuro, as tarefas tediosas de destrinchar grandes quantidades de dados.

Infelizmente, essas habilidades humanas têm sido negligenciadas nos anos recentes, em favor de treinamento e orientação voltados a processos. Entretanto, líderes modernos inteligentes estão acordando e ampliando seu conjunto de habilidades humanas, já que os desafios capitaneados pela tecnologia dominam o mundo dos negócios.

A aurora da liderança sensível e emocional está aqui, e os seguidores ao redor do mundo serão eternamente gratos.