Nissan apresenta interface para controlar carro com a mente

Sistema promete captar e analisar os padrões cerebrais do motorista e antecipar os movimentos do carro

Por: - 10 meses atrás

nissan

A Nissan está aproveitando a Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA), entre 7 e 12 de janeiro, para apresentar o resultado de pesquisas iniciais com uma tecnologia que permite que carros sejam controlados através de ondas cerebrais – o que está senco chamado de “Brain-to-Vehicle” (B2V). A tecnologia é um tipo de interface cérebro-computador (BCI) e seu objetivo não é substituir integralmente os motoristas humanos, como os carros autônomos já fazem, mas sim otimizar ao máximo a integração do motorista com o veículo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A empreza diz que esse é a primeira interface desse tipo no mundo. O sistema analisa os padrões cerebrais do motorista, que depois são analisados pelos sistemas autônomos. O veículo então responde, por exemplo, antecipando o movimento pretendido – o sistema pode gerar ações 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o motorista. A tecnologia B2V é o mais recente avanço da área de Mobilidade Inteligente da empresa.

“Quando a maior parte das pessoas pensa em direção autônoma, o que vem à mente é uma visão muito impessoal do futuro, em que os seres humanos deixam de controlar as máquinas. Mas a tecnologia B2V faz exatamente o contrário, porque ela usa sinais emitidos pelo cérebro humano para tornar a experiência de dirigir mais atraente e agradável”, explica Daniele Schillaci, vice-presidente executivo da Nissan.

A antecipação das ações do motorista pode reduzir o tempo de reação e melhorar a direção manual. Além disso, a tecnologia permite detectar e avaliar qualquer desconforto do motorista, alterarando automaticamente a configuração ou o estilo de dirigir de acordo com as necessidades do momento.