Carnaval deve aumentar consumo de metade dos brasileiros

O feriado prolongado de carnaval está chegando e vai elevar os gastos de metade da população; conheça os itens mais consumidos

Os consumidores brasileiros que pretendem comprar algum produto ou serviço diferentes do que consomem ou em maior quantidade por causa do carnaval somam 48%. O feriado prolongado deste ano, que começa na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, deve mobilizar 72 milhões de consumidores. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Os que não pretendem aumentar seus gastos por causa da festa somam 27% dos entrevistados. Outros 25% mostram-se indecisos sobre como devem se comportar em relação a seus gastos.

No total, o gasto médio do consumidor brasileiro com os dias de folia deve ser de aproximadamente R$ 847,35. Os homens tendem a gastar mais que as mulheres: na média, R$ 969,10. Os gastos nas classes A e B atingem a média de R$ 1.185,42.

Preferência nacional

Entre os produtos mais consumidos no carnaval estão as bebidas. Cerveja é a preferida para 57% dos consumidores. Refrigerantes e água vêm na sequência com 52% cada um. Lanches (51%) e protetor solar (43%) são outros produtos da preferência dos consumidores.

Destaca-se ainda que três em cada dez (ou 31%) dos entrevistados devem adquirir alguma fantasia ou adereços. Preservativos também estão na lista de 24% dos entrevistados.

Serviços

Viagens, idas a bares e restaurantes e compras em supermercados estão entre principais gastos na data. Entre os que planejam consumir no carnaval, 49% vão participar de blocos de rua. Outras atividades comuns neste ano serão as festas em clube ou boates, ensaios e desfiles de escola de samba e shows em trios elétricos.

Leia também:

Intenção de consumo aumenta, mas não se reflete em otimismo






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS