Índice de Expansão do Comércio tem alta de quase 30% em fevereiro

Os empresários que atuam no comércio também voltam a apresentar bons sinais de retomada na intenção de contratar; Confira os dados da pesquisa

Os investimentos dos lojistas estão em pleno crescimento, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Expansão do Comércio (IEC) deste mês registrou alta de 29,4% em relação a fevereiro do ano passado, passando de 78,4 pontos para os 101,5 pontos atuais.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

No comparativo mensal, houve aumento de 1,8% de janeiro para fevereiro. Essa é a maior pontuação desde dezembro de 2014 e, após 36 meses, o indicador volta a ultrapassar a barreira dos 100 pontos, que separa o pessimismo do otimismo na expansão dos negócios.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, os comerciantes também voltam a apresentar bons sinais de retomada na intenção de contratar. A propensão de angariar mais funcionários teve aumento de 24% em relação ao mesmo mês do ano passado, ao passar de 94,8 para 117,6 pontos.

Um dos subíndices mais importantes da pesquisa, o Nível de Investimento das Empresas, que indica se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações, equipamentos e reformas, avançou 37,7% em comparação a fevereiro do ano passado. Segundo a FecomercioSP, se a economia brasileira continuar crescendo gradualmente, a tendência é que esse indicador cresça de forma significativa, subindo mais até 20% em relação ao patamar atual.

Leia também:

Inadimplência entre jovens cai, mas ainda atinge 5 milhões

 




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS