Samsung lança o S9, o seu mais novo smartphone com câmera poderosa

O novo modelo tem como grande diferencial a câmera inteligente, que conta com tecnologia de realidade aumentada e evolução do assistente Bixby

Por: - 2 anos atrás

Divulgação

Desde a versão SII, apresentada em fevereiro de 2011, a Samsung escolhe o Mobile World Congress para lançar os seus smartphones tops de linha. Este ano, não foi diferente: a cidade espanhola de Barcelona foi palco para a apresentação de mais dois aparelhos da Samsung, o S9 e o S9+.

O aparelho mantém o que deu certo na versão anterior, a S8, e ainda traz uma câmera muito mais poderosa. Além disso, também aposta na realidade aumentada, assim como o rival iPhone X. Consequentemente, o reconhecimento facial também está presente.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Ao contrário da versão S8, que fazia o reconhecimento da íris do olho, agora é possível desbloquear o celular com a leitura do rosto. Este, no entanto, não é o principal atributo da câmera.

“Com o Galaxy S9 e o S9+, reimaginamos a câmera do smartphone”, disse DJ Koh, presidente e chefe da Divisão de Comunicações Móveis e TI da Samsung Electronics, durante o MWC. “Os Galaxy S9 e S9+ não apenas permitem que os consumidores tirem as melhores fotos e vídeos em qualquer lugar, mas são smartphones projetados para ajudá-los a se conectar e se expressar de forma única e pessoal.”

Mais do que tirar fotos

Apesar da câmera poderosa, que conta com ferramentas como vídeos em supercâmera lenta, a intenção da Samsung é que o smartphone seja uma ferramenta de trabalho além da comunicação.

Através da realidade aumentada, será possível, por exemplo, traduzir placas simultaneamente. Basta apontar o aparelho para qualquer mensagem e deixar a tecnologia fazer o trabalho. Leia-se o assistente digital Bixby, que está presente desde o S8. É bem verdade, contudo, que ferramenta similar pode ser encontrada no Pixel 2 Google.

Outro atributo é a leitura inteligente de fotos. Em um dos vídeos vazados antes da apresentação do celular, a câmera do S9 era apontada para uma montanha e logo aparecia na tela do celular todos os dados do local.

Também foi possível saber onde cabos deveriam ser conectados em um data center a partir da leitura inteligente da câmera. Desta forma, há uma otimização do trabalho.

Cópia não, releitura

Como se sabe, na tecnologia nem tudo o que é lançado é algo tão original. É o que se pode dizer da ferramenta AR Emojis, da Samsung.

O iPhone X já tinha mostrado como utilizar os famosos emojis com as expressões do usuário. A Samsung, contudo, foi além. A câmera faz uma leitura do rosto do dono do celular, que prontamente faz o seu emoji personalizado.

Dados técnicos

O celular já vem equipado com a versão mais nova do Android, a Oreo. A tela infinita também continua e deve ser algo que continuará por algum tempo, assim como pode ser visto no lançamento mais recente da Samsung, o A8.

O S9 conta com uma tela de 5,8 polegadas com 529 pixels por polegada, enquanto o S9+ possui um visor de 6,2 polegadas e 570 pixels por polegada

Já na questão de memória, o S9 possui 4 GB de RAM, enquanto o irmão maior leva 6 GB de RAM. Ambos têm versões de até 256 GB de espaço e com entrada de micro SD de até 400 GB. O processador Octa-Core também está presente nos dois smartphones.

Os preços dos aparelhos também foram divulgados. Enquanto o S9 custa US$ 719,99, o S9+ será lançado por US$ 839,99. As vendas dos aparelhos começarão no próximo dia 19 de março, mas ainda não há previsão para o mercado brasileiro.