Varejo paulistano cresce 4,5% no primeiro trimestre

Vendas a prazo puxam crescimento do varejo na capital de São Paulo, dados são da ACSP. No cenário nacional, Páscoa também teve alta

O varejo de São Paulo cresceu nos primeiros três meses de 2018. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o movimento de vendas subiu 4,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

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O indicador marca uma retomada do comércio da capital paulista. No primeiro trimestre de 2017, as vendas caíram 3,8% na comparação com o mesmo período de 2016. O presidente da ASCP reconhece o crescimento: “o perfil das vendas está retornando, aos poucos, ao período pré-crise, isto é, os consumidores voltaram a comprar bens duráveis, de maior valor”, diz Alencar Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

No cenário macroeconômico, as fortes quedas da inflação e dos juros beneficiaram as vendas de bens duráveis. As compras a prazo cresceram mais que o sistema à vista nos últimos três meses – 6,7% e 2,3%, respectivamente.

Páscoa

O parcelamento também contribuiu com as vendas de Páscoa. As consultas para vendas a prazo cresceram 3,24% no último feriado. O dado é do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que comparam o resultado da última pesquisa com o mesmo período do ano passado.

O crescimento nas vendas a prazo na Páscoa foi o maior desde 2014, quando atingiu 2,55%. Em 2016, as vendas caíram 16,81%. No ano passado, houve uma pequena retomada – alta de 0,93% nas vendas durante o feriado. Os números do SPC e da CNDL têm abrangência nacional.

Março

No comércio paulistano, houve crescimento no mês passado, na comparação anual. O Balanço de Vendas da ACSP registrou alta de 3,3% na relação com março de 2017. Mais uma vez as vendas a prazo se destacaram. Houve crescimento de apenas 0,5% nas compras à vista, enquanto aquisições parceladas subiram 6,0% durante o período.

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