As lições das novas mídias na conexão entre consumidores e marcas
World Retail Congress 2018 trata da força transformadora do consumidor digital nas novas mídias e nos veículos tradicionais. Uma discussão que traz ensinamentos para o varejo
Se o varejo enfrenta a profusão de canais e novos formatos de relacionamento e transação, a mídia convencional vem sendo protagonista – vitima, na verdade – de uma revolução. Consumidores criam conteúdos e compartilham essa criação de maneiras diferentes, principalmente quando consideramos o alcance das redes sociais. E o que é possível aprender com a transformação empreendida pelas mídias atualmente, onde seu conteúdo pode fazer suas marcas e propostas de valor mais efetivas?
Esse foi o grande tema de debate que ocorreu no World Retail Congress (WRC) 2018, que acontece nesta semana, em Madrid (Espanha), e que tem a cobertura exclusiva de NOVAREJO. Para este debate, o congresso reuniu nomes de peso, como Laura Henderson, vice-presidente do Buzzfeed; Xavier Romatet, vice-presidente da Condé Nast; Rob Newlan, CEO da EMEA Virtue Worldwide e Carla Buzassi, diretora geral global da WGSN. Em pauta, o papel das novas mídias na relação entre consumidores e marcas.
Laura Henderson qualifica o Buzzfeed nem como mídia, nem como produto. Mas como uma empresa da nova geração. E por que? “Somos muito próximos de nossa audiência. Sabemos o que fazem, o que querem. Não por acaso, investimos na aquisição do marketplace da Quirky há dois anos”, destaca a executiva.
A lógica por trás da aquisição de um marketplace de produtos artesanais é justamente direcionar ideias e produtos necessários de forma precisa para a audiência. Um bom exemplo, segundo Laura, foi uma empresa de velas que, com apenas US$ 500,00 foi transformada em uma empresa multimilionária.
E a Condé Nast, com seus 120 anos, pode ser considerada uma empresa de vanguarda ou da nova geração? Mudar um negócio físico e todo o seu legado para um mundo digital é um desafio poderoso, segundo Xavier Romatet. No caso de empresas de mídia, o desafio é amplificado, pois o modelo baseado em anúncios pagos está no fim.
Ainda assim, 50% da receita da Condé Nast vem de anúncios, mas 50% advém de outras receitas, particularmente do digital e novos negócios. Diversificação é a estratégia-chave para ser uma “empresa da nova geração”. Hoje, a Condé Nast tem restaurantes como extensão de marca, oferece treinamento como um negócio e até mesmo licenciamento!
Xavier afirma que ou a empresa muda e aceita esses novos formatos, ou o negócio não poderá sobreviver. Mas ainda assim, é necessário cuidar do balanço entre novos negócios e o legado da empresa. Uma parte fica excitada em mudar, outros precisam ser puxados, e outros não querem ver o futuro e precisam ser descartados.
Rob Newlan veio do Facebook. Segundo o executivo, quem conhece este novo mundo também está atrás de respostas. É o que dizemos sobre a ausência de referências. Ninguém tem a resposta correta. Agências não dão conta mais e nem têm o privilégio de concentrar a criatividade em anúncios geniais. “Eu, do meu lado, preciso achar artistas e criativos e colocá-los lado a lado com outros artistas disruptivos”, disse Newlan.
“Branding era a minha experiência, sempre pensei em forjar pilares sólidos de marca e ponderei sobre as muitas escolhas, por isso, sempre recomendo que uma estratégia deve sempre ser ‘quebrada’ em pedaços pequenos, e não fazer tudo na perspectiva do produto grande”, considerou Newlan.
Henderson, por sua vez, afirma que não dá mais para investir em todas as marcas. Somente onde diversificar faz sentido. “Vamos nos concentrar em dez marcas no máximo. E com sentido global. Vamos descontinuar algumas. Vogue é soberba. Pós-print e física. Competimos com Facebook, Google”, enfatiza a vice-presidente. Ele recomenda que a empresa continue investindo no impresso. E por que? O papel ainda tem uma aura para algumas marcas. Vogue tem uma imagem e presença inigualáveis. Vogue é uma flagship! A partir disso, aumentamos nossa presença digital, ampliamos a audiência e podemos nos dedicar a monetizar esses fãs.”
Henderson ainda afirmou que o budget de marketing do Facebook é igual a zero. Tudo acontece pela natureza da própria plataforma, viral, e pela inteligência em endereçar conteúdos e ofertas certas para as pessoas certas.
As lições das estratégias das mídias trazem pontos importantes para o varejo. Confira:
1. Pense pequeno. Esqueça a grande ideia e sua capacidade de desequilibrar o jogo de uma hora para outra. Melhor focar em diversas pequenas e boas ideias que tragam uma permanente cultura de novidade na empresa;
2. Foque nas pessoas que estão com você. Contrate certo;
3. Testar, testar, testar e aprender. Este é um processo recorrente e que deve ser a mola-mestra da construção de uma cultura inovadora. Perder o medo de errar. Lembre-se que as gerações X e Boomers cresceram em um formato em que tinham de obedecer e seguir as regras. Agora, a moda é quebrar as regras. E é isso que muda tudo. Pensar e ter gente que pense em como virar o jogo e quebrar as regras.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
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Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
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Oposição
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IMPORTANTE:
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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