Uma nova cultura traduzida em um espaço. Foi essa a intenção da Vivo ao inaugurar o Vivo Digital Labs. Um ambiente de 1500 metros quadrados, ocupado por 230 colaboradores divididos em times multidisciplinares responsáveis por tocar projetos de inovação baseados na jornada do cliente. Os Squads testam, pilotam e brincam com ideias de e-care e e-commerce, pensando em melhorar experiências B2B e B2C. O objetivo do espaço é servir de síntese para o processo de transformação digital da marca.
“A empresa está mudando”, afirma o presidente Eduardo Navarro. Para ele, o Vivo Digital Labs vai além da arquitetura e dos espaços de descompressão, significa um novo espírito, uma nova forma de trabalhar que apenas começa no sexto andar da avenida Doutor Chucri Zaidan, mas que se expande para toda a companhia: “Uma nova Vivo Digital está se desenhando”.
A experiência de uma Vivo mais digital pode ser observada já na recepção do novo laboratório. Os visitantes são recebidos pela Vivi, assistente virtual da empresa. Em um tablet, a Vivi pega os dados de quem chega, pergunta com quem a pessoa veio falar, tira uma foto para cadastro e envia uma mensagem para o colaborador da Vivo avisando que a visita chegou. E não para por aí. Um robô, sob comando de um funcionário, passeia pelos corredores e conversa com as pessoas pelo caminho.
Além disso, o Vivo Digital Labs conta com um laboratório de user experience para a realização de testes de serviços e funcionalidades com clientes. Esse espaço é inovador na medida em que a própria empresa faz o teste de usabilidade e coloca o cliente no centro do processo. De acordo com Ricardo Sanfelice, vice-presidente de inovação e estratégia digital, a grande diferença é que o teste dos produtos é feito durante o desenvolvimento do projeto e não depois de pronto. “A gente observa o cliente mexendo, usando o serviço, filma aquilo, analisa até mesmo o direcionamento do olhar e com os resultados consegue fazer as alterações necessárias no projeto com mais eficiência”, afirma Sanfelice.
Squads multidisciplinares
O aumento da eficiência e da produtividade são alguns dos resultados já sentidos pelos gestores da Vivo. Um dos motivos para isso são os times multidisciplinares, com pessoas de várias áreas e com diferentes referências. “Os nossos clientes são diferentes entre si, para nos comunicarmos com eles também precisamos trabalhar com diversidade”, defende Fernando Moulin, diretor de experiência digital e um dos idealizadores do espaço.
Para Moulin, uma das principais mudanças dentro da empresa foi a compreensão de que só há criatividade em um ambiente plural, heterogêneo e multidisciplinar. A tecnologia é apenas um habilitador. No fim, o jeito de trabalhar e o ambiente de trabalho é que realmente motiva e potencializa boas ideias.
Antes da construção do Vivo Digital Labs, a cultura dos Squads já vinha sendo implementada pela empresa há dois anos na empresa. Inicialmente, segundo os idealizadores, havia uma resistência dos setores em enviar suas peças para formarem os times dos Squads. Atualmente, segundo Sanfelice e Moulin, os diretores das áreas pedem para incluir seu pessoal nos projetos. “As pessoas que se engajam nesses processos, voltam e levam essa nova forma de organização e pensamento para dentro de seus setores. É assim que vamos transformando a empresa”, conta Sanfelice.
Os Squads têm uma forma de organização diferente. São times que se auto gerenciam. Essa estrutura pode, inicialmente, passar uma ideia de desorganização, mas acontece exatamente o contrário, segundo os executivos: os times trabalham com metas diárias muito bem definidas e todos os dias fazem reuniões de pé para alinhar os objetivos. Os níveis hierárquicos deixam de existir e todos trabalham em conjunto em prol do projeto.
O ambiente orgânico e a troca entre pessoas de diferentes áreas fazem com que a comunicação seja mais rápida, os erros sejam identificados e corrigidos com mais agilidade e, assim, resultados sejam alcançados de forma mais eficiente. Cada projeto é fatiado. Isso significa que cada um dos Squads fica com uma parte específica do projeto: vendas, comunicação e usabilidade, por exemplo.
Os nomes dos Squads são decididos pelos próprios times. Na inauguração oficial do espaço, foi lançada uma votação para decidir o nome do Squad de e-commerce e a opção mais votada até então era “Toy Store”.
Para Christian Gebara, COO da Vivo, todo esse processo de transformação cultural passa por uma grande mudança de hábitos e de padrões. Trabalhar as áreas juntas e utilizar melhor os espaços é uma nova forma de pensar o trabalho e a empresa. Essas modificações são refletidas diretamente na experiência oferecida ao consumidor: “O futuro é diferente e nós vamos ter que ser uma empresa muito mais ágil em todas as decisões. Mais fácil, eficiente, encantadora e confiável”.
Foto: Ariana Assumpção
Orgânico e tecnológico
Um ambiente quase sem paredes, integrado entre si e com o ambiente urbano, com espaços para descompressão. Tudo foi projetado para fomentar a criatividade e a produtividade dos colaboradores. Quem visita o Vivo Digital Labs tem vontade de levar seu computador e se instalar por lá. Além de lounges, o espaço conta com uma mesa de bilhar, console de videogames com óculos de realidade virtual, minigolfe, sala de meditação e prática de yoga, horta automatizada e um espaço para café.
Todos escritórios e salas de reuniões são destrancados e têm um aparelho para videoconferências. O agendamento é feito através de um tablete instalado na porta de cada sala. Tudo com muito conforto e sem burocracia. Há ainda uma arena de eventos, com capacidade para 40 pessoas, equipada com uma cortina antirruído.
Ricardo Sanfelice acredita que com a materialização dessa nova cultura da Vivo em um espaço, fica mais fácil disseminar o digital para dentro e para fora da empresa. “Temos que nos adaptar a dinâmica dos novos tempos. As empresas não podem ter barreiras entre propósito e comunicação. Se não for real, se não for genuíno, não vai alcançar as pessoas e não vamos causar o impacto que queremos”.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
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Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
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5 – Telefone Fixo e Celular
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QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
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Anonimização, bloqueio ou eliminação
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Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
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Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
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IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
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POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
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Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O GRUPO PADRÃO?
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MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
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LEI APLICÁVEL
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