Recessão ainda amedronta consumidor brasileiro

Pesquisa da PwC aponta que, mesmo com boas perspectivas, maioria dos consumidores brasileiros deve conter gastos este ano

Para 83% dos brasileiros, um dos fatores que mais vai impactar os seus gastos nos próximos meses será a recessão econômica. Este número é duas vezes maior que a média mundial. A pesquisa aponta que 45% dos consumidores em outros países colocam a recessão entre os principais temores.

Em seguida vem a inflação, para 46% dos consumidores do País. Nem mesmo os números divulgados pelo governo referente a 2017, abaixo da meta, e as projeções de inflação controlada para este ano impediram que o aumento dos preços seja um dos principais temores do consumidor. No mundo, a preocupação com a inflação é um pouco maior, 48%.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O preço dos combustíveis também está entre as principais preocupações dos brasileiros para este ano. O número de consumidores que coloca o preço dos combustíveis entre as principais preocupações é de 46%, mesmo número da média mundial.

Outros temores

Além desses aspectos apontados pelos consumidores no mundo inteiro, outros destaques foram a saída da Inglaterra da União Europeia (Brexit), protecionismo comercial, aquecimento global e ameaça terrorista.

A pesquisa divulgada em abril foi realizada entre agosto e outubro do ano passado com mais de 5 mil pessoas pelo mundo e 269 no Brasil. Entraram na amostragem apenas aqueles que disseram que pretendem gastar menos em 2018 do que gastaram no ano passado.






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS