Alquimia perfeita: quando a tecnologia encontra a criatividade

“Não há dúvida de que quando essas duas palavras colidem em perfeita harmonia coisas extraordinárias acontecem”

Shutterstock

A tecnologia está guiando alguns dos mais incríveis e criativos produtos e soluções em um mercado cada vez mais disruptivo. Com isso em mente, seria a tecnologia um facilitador da criatividade? Ou a criatividade um facilitador da tecnologia? Ou será que elas estão, juntas, em perfeita harmonia, como numa alquimia divina?

A definição de tecnologia varia:

“A aplicação de conhecimento científico para propósitos práticos, especialmente na indústria”; ou “Tecnologia é também a aplicação da ciência para resolver problemas”; e “Tecnologia é o conhecimento humano com o envolvimento de ferramentas, materiais e sistemas”.

No entanto, todas estas definições compartilham suas raízes na engenharia e na ciência e diferem muito da nossa percepção sobre o que é criatividade. Criatividade é o ato de transformar novas e imaginativas ideias em realidade. A criatividade é também caracterizada pela habilidade de perceber o mundo em novos caminhos, de encontrar padrões escondidos, de fazer conexões entre fenômenos, aparentemente não relacionados, e de gerar soluções.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O mundo da tecnologia é aquele da predição e da precisão, enquanto a criatividade é um mundo de pensamentos alternativos, espontaneidade e disrupção. Podemos argumentar que, em vez de criar um oxímoro, esses dois mundos são, na verdade, altamente complementares com a criatividade fornecendo a faísca e a tecnologia, a execução. Então, estamos caminhando para um futuro em que o tecnólogo criativo é o rei (se é que isso existe), ou em que a colaboração ágil entre técnicos e criativos é essencial?

Não há dúvida de que quando essas duas palavras colidem em perfeita harmonia coisas extraordinárias acontecem a ponto de transformar vidas, criar e capturar enorme valor. Como líderes criativos envolvidos no crescimento do consumo de produtos e serviços; esse é um casamento que temos de encorajar a todo o custo. Sem isso, esses dois mundos não acompanharão as mudanças de paradigma que nos cercam nesta nova revolução industrial.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Quanto custa abrir uma franquia de varejo no Brasil?

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

“Parasita”: Pessoas, baratas, parasitas e a diluição da identidade

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

Quais são as tendências para 2020. Veja a lista

VEJA MAIS