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Gestão ruim do estoque espreme as margens no varejo. Como resolver?

Gestão ruim do estoque espreme as margens no varejo. Como resolver?

Pesquisa aponta que erros no setor reduzem, em média, 1,5% das vendas. Para o varejo, com margens tão estreitas de lucro, erros nesse setor podem ser fatais

Controlar bem o estoque é um dos pilares de uma boa operação varejista. Segundo um relatório da McKinsey feito em 2017, as perdas geradas por erros na gestão de estoque geram um custo anual de US$ 1,1 trilhão no varejo ao redor do mundo. Nos EUA, esse número chega a representar 1,5% das vendas totais do setor. É esse controle que provê aos estabelecimentos informações valiosas para a gestão, como quais produtos precisam de reposição, os que mais são vendidos, o tamanho da estocagem necessária para cada época do ano, dentre outras.

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Definitivamente, não faltam motivos para investir em uma boa gestão de estoques. O primeiro passo neste sentido é obter o controle de tudo o que acontece com os produtos: vendas, devoluções, trocas e entradas. Esse registro diminui as chances de furos no estoque, além de permitir um gerenciamento melhor dos resultados, mas todo esse esforço pode ser anulado se a conexão entre estoques e loja for lenta ou instável.

A qualidade da conectividade dos diferentes pontos de venda – online ou físicos – com o estoque, faz diferença tanto na experiência do cliente quanto no bolso do varejista. Até porque a agilidade no atendimento é um dos aspectos mais observados pelos consumidores, além de um diferencial para a loja que quer se destacar.

59% das empresas consideram seus estoques adequados

Escolher uma conexão rápida e estável garante que as informações de disponibilidade de produtos estejam sempre atualizadas e que tenham grande impacto na percepção de qualidade do consumidor. Afinal, nada mais desconfortável do que ficar vários minutos esperando um vendedor consultar o estoque, ou pior: receber informações erradas sobre a disponibilidade ou não de um produto que se quer comprar. O consumidor perde a paciência, o varejo perde a venda e – muito provavelmente – o cliente.

O consumidor moderno não quer esperar. Ele quer ter a liberdade de ver um produto online e comprá-lo em qualquer loja física e vice-versa. A tecnologia para criar um estoque conectado está disponível para grandes e pequenos varejistas, bem como os softwares inteligentes, que auxiliam na organização e captura de informações sobre clientes, além de otimizar pedidos e entregas.

Chegou a hora de colocar todas essas práticas em ação e encarar o fato de que a integração e a velocidade de conexão não são mais luxos, mas pilares necessários e fatores-chave para toda a operação de varejo eficiente.

Por Adriana Peres, diretora do Segmento Cross da Linx 

Leia também: 

Como a Via Varejo usa a tecnologia para otimizar logística e estoque

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