Mais de 12 mil lojas estão vagas nos shoppings brasileiros, diz Ibope

São mais de 1 milhão de metros quadrados sem empreendimento nos shoppings do País, segundo levantamento do instituto de estatística

Apesar da queda contínua nos últimos anos da vacância nos shoppings do Brasil, os grandes centros de compra acumulam atualmente 12.550 lojas vagas. O espaço desocupado pelos empreendimentos chegam ao total de pouco mais de 1 milhão de metros quadrados. O levantamento foi feito pelo departamento de inteligência do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

De um ano para cá, houve uma melhora na vacância, segundo o ibope. No que a pesquisa considera como “shoppings consolidados”, empreendimentos inaugurados até 2012,  8,5% das lojas desse grupo estavam vagas em 2017. Neste ano, o índice de desocupação de lojas nos shoppings caiu para 7,9%.

Os”shoppings novos”, abertos a partir de 2013,  registram maior volatilidade nas lojas que os ocupam. A vacância nesse segmento é de 41% em 2018. No ano passado, era de 46%.

Segundo o Ibope, os segmentos que mais fecharam lojas de 2017 para 2018 foram: vestuário, artigos esportivos, joalheria e relojoaria e calçados. As que abriram mais lojas no mesmo período analisado foram: serviços, alimentação, presentes e artigos para casa e lazer.

Leia também:
Shopping anuncia aumento de 39% no fluxo de clientes com aplicativo de RA






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS