Copa do Mundo: Adidas é a patrocinadora mais lembrada no ambiente digital

Uma análise dos perfis das marcas parceiras da Copa do Mundo nas redes sociais mostrou quais empresas são mais lembradas e quais mais falam sobre o mundial

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A Copa do Mundo é um dos eventos mais esperados de todo o planeta. A cada quatro anos, os brasileiros se reúnem para assistir aos jogos do mundial. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a competição deverá movimentar R$ 1,51 bilhão no varejo. Com toda a animação para a Copa, as empresas têm a oportunidade de associar suas marcas ao mundial e estão fazendo isso. Confira a edição online da revista Consumidor Moderno! A Zeeng, plataforma de big data analytics, monitorou seis patrocinadores oficiais da Copa do Mundo para descobrir qual marca fez mais menções ao mundial. McDonald’s, Adidas, Visa, Budweiser, Coca Cola e Hyundai tiveram seus perfis analisados de janeiro a maio deste ano. O estudo mostrou quais foram as redes sociais mais usadas e quais empresas mais mencionaram o mundial.

Ranking

A rede social mais usada pelas marcas para promover conteúdos que envolvam a Copa foi o Twitter. Foram 75 publicações das empresas na plataforma. O segundo colocado no ranking foi o Facebook, que teve 65 menções das marcas ao mundial. Os menos usados foram Instagram – 45 publicações sobre a Copa do Mundo – e o Youtube – 18 menções. A marca mais presente nas redes foi a Adidas. Mesmo sem postar nada sobre a Copa do Mundo, a empresa foi mencionada em 420 notícias que envolvem a competição, o que coloca a alemã no topo do ranking das patrocinadoras da Copa. A Hyundai aparece em segundo lugar. A montadora sul-coreana fez 92 menções à competição e foi citada em 242 notícias entre janeiro e maio. O McDonald’s ficou em terceiro no ranking da Zeeng. A rede de fast food apareceu em 214 notícias e usou as redes sociais 34 vezes para falar sobre a Copa do Mundo. Já a Coca-Cola foi às redes sociais 60 vezes durante o período analisado e foi mencionada em 169 manchetes. As lanternas do ranking foram Visa, com 118 notícias e 10 postagens e Budweiser, com 102 menções em notícias e 10 posts nas redes sociais. “Notamos que as marcas aos poucos têm investido mais na temática desse evento mundial, conforme os jogos se aproximam.






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